Solidariedade e cultura marcam atuação do Gabinete da Primeira-Dama

-

Em 2017, ano em que Giovane Wickert (PSB) assumia a Prefeitura de Venâncio Aires, sua esposa, Cristiane Wickert, 39 anos, dava início a um novo desafio, com a criação de um setor inexistente na Prefeitura nos últimos anos.

O Gabinete da Primeira-Dama começou a ser estruturado com a preparação do espaço junto à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, que fica no Centro de Venâncio Aires. A partir dali, Cristiane e equipe começaram o planejamento e execução das ações, sempre com a parceria de muitas pessoas. “Começamos com a retomada de projetos antigos que eram desenvolvidos pela vereadora Helena da Rosa, quando era primeira-dama. Sempre tive ela como referência”, declara.

Um dos primeiros projetos reativados foi a parceria com grupos de terceira idade. Foi disponibilizada uma sala no Gabinete do Prefeito para a realização das reuniões com os representantes dos 25 grupos da Melhor Idade que ficam nos bairros e interior do município. “Criamos uma associação dos grupos e CNPJ, assim eles podem conseguir recursos do município”, afirma.

Também foram reativadas as turmas de aulas de hidroginástica e dança. Além disso, foi criado o Coral da Terceira Idade, que conta com 25 integrantes. “Sempre participamos das festas, eles nos deram um retorno positivo, disseram ser muito gratos pelo acolhimento”, conta. Representantes dos grupos também puderam participar de eventos como escolha da Rainha Municipal e Regional da Melhor Idade.

A Campanha do Agasalho foi intensificada e, em parceria com a Sociedade de Leituras, foi montada uma estrutura para recebimento e triagem das doações. “Facilitou muito, tínhamos um único espaço para receber as doações e separar para facilitar para quem buscava. Começamos a administração com 20 mil peças e terminamos com mais de 70 mil doações”, diz.

Durante a pandemia, para facilitar a distribuição, foi feita a descentralização da central de doações. O gabinete fez parcerias com escolas da cidade e do interior para a distribuição. “Deixamos as sacolas com os agasalhos e elas eram entregues para as famílias nos dias que iam buscar os materiais com atividades escolares”, enfatiza.

Outra campanha realizada foi a Volta às Aulas, com a arrecadação e distribuição de material escolar para estudantes carentes. “Nosso foco sempre foi para que nenhuma criança voltasse para a escola sem os itens básicos de material escolar. Nos quatro anos conseguimos suprir todas as necessidades das escolas, com kits completos de material doados”, comemora. Recentemente, foram doados 150 kits escolares para a ONG Paresp, que completou 15 anos de atividades.

Cristiane Wickert também liderou a campanha Envolva-se, em prol da implantação da UTI Neonatal no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Foi criada uma associação pró-UTI, na qual a primeira-dama é presidente. “Criamos um conselho para liderar a campanha independente da administração municipal. Vou permanecer no grupo e esperamos conseguir começar logo as obras”, enfatiza.

“Sempre tive como prioridade fazer coisas diferentes, que via como necessidade dos municípios. Saio realizada por poder ter convivido com tantas pessoas, o envolvimento com os profissionais de todos setores da Prefeitura. Fica a lembrança do bom convívio, principalmente com voluntários que tanto nos ajudaram.”
CRISTIANE WICKERT
Primeira-Dama

 

Decoração nas praças

A atuação da primeira-dama teve grande repercussão no Natal e Páscoa, com a implantação dos projetos Magia da Páscoa e Natal Cor & Magia. As praças Henrique Bender e Coronel Thomáz Pereira receberam decoração, bem como alguns trechos da rua Osvaldo Aranha. “Foi nosso carro-chefe de visibilidade para toda a comunidade. É aquele encantamento que não tínhamos, quis trabalhar a união das famílias, a magia e o encanto para aquelas pessoas que não tem condições de ir em outros municípios”, completa.

Ela ressalta que isso fez com que o comércio fosse beneficiado com maior fluxo de pessoas.
Cristiane diz que ela e a equipe vão deixar tudo organizado para os novos integrantes que assumem, a partir do dia 1º. “Queremos deixar tudo organizado e desejar boa sorte e bom trabalho. Nos colocamos à disposição para qualquer dúvida que tenham”, reforça.

FUTURO
A primeira-dama, que trabalhou como cabeleireira por 13 anos, vai se dedicar a novos projetos profissionais a partir de 2021. “Acho que cumpri com meu papel. Tivemos muita parceria de pessoas e empresas, não temos orçamento próprio, então maioria foi feito com parcerias. Tivemos um pouco de cada um para que tudo acontecesse”, finaliza.

Outras ações do Gabinete da Primeira-Dama
1 Sua solidariedade é um prato cheio. Campanha foi realizada durante as cheias que atingiram a comunidade de Vila Mariante em maio. Foram mais de 2 mil cestas básicas distribuídas para famílias necessitadas.

2 Mulheres que inspiram. Foram três edições realizadas no Dia da Mulher para homenagear mulheres que se destacaram na comunidade por diferentes motivos.

3 Áreas verdes nos bairros. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes, diversas áreas verdes foram revitalizadas com limpeza, pintura e implantação de pracinha com o auxílio de empresas, mão de obra de outras secretarias e comunidade por meio das associação de moradores.

4 Revitalização de trevos e praças. Durante o governo, o Gabinete da Primeira-Dama liderou ações para melhorias na Praça Henrique Bender e no trevo de acesso ao município. “Sempre tivemos o apoio de muitas pessoas para que tudo fosse possível”, destaca Cristiane Wickert.

5 Atendimentos para suprir demandas da comunidade de maneira geral, passagens de ônibus para membros da terceira idade e promoção de excursões também foram desenvolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes