Inscrições para receber composteiras terminam na terça-feira; saiba como elas funcionam

-

Na próxima vez que você cozinhar, cortar a grama ou limpar a cuia do chimarrão, lembre-se de se perguntar: e se esse resíduo, em vez de ir para o lixo, virasse adubo para as plantas? Essa é uma possibilidade por meio da compostagem e pode se transformar em uma prática para quase duas mil famílias venâncio-airenses, de forma gratuita.

Até terça-feira, 20, estão abertas as inscrições para o Programa de Compostagem Doméstica, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Por meio de recurso federal repassado ao Município, serão distribuídas 1,9 mil composteiras.

Para participar, basta preencher o formulário disponível no site da Prefeitura. Até o fim da tarde de sexta-feira, eram 866 inscritos. Podem se candidatar ao programa moradores ou entidades. Além de receber composteiras domésticas, eles receberão acessórios complementares, orientações e acompanhamento para efetuar a compostagem e o uso adequado do adubo e do biofertilizante, resultantes do processo.

Conforme a coordenadora do programa, a fiscal de Meio Ambiente Carin Gomes, caso o número de inscritos ultrapasse os 1,9 mil, o critério de renda será utilizado para seleção dos participantes. “Mas, ao que tudo indica até o momento, todos que solicitarem serão contemplados”, comenta. Carin também lembra que a utilização de composteiras para resíduos orgânicos pode garantir desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por meio do projeto IPTU Mais.

Entenda como funciona a compostagem

  • A compostagem em caixas é ideal para quem tem pouco espaço e necessita de praticidade. O conjunto de caixas utilizadas para essa prática, chamado de composteira, pode ficar em qualquer cantinho da casa, com preferência para áreas cobertas, como lavanderia, sacada ou cozinha.
  • A composteira tem três caixas. A caixa que fica na parte superior é utilizada para depositar resíduos orgânicos e matéria seca. A compostagem pode ser feito com ou sem minhocas.
  • A caixa que fica na parte superior é utilizada para depositar resíduos orgânicos e matéria seca. Quando ela estiver cheia, em aproximadamente um mês, deve ser trocada de posição com a segunda.
  • Na caixa do meio, os resíduos orgânicos fiarão decompondo por aproximadamente um mês até se transformarem em adubo. Não devem ser acrescentados resíduos após o período de descanso.
  • Na última caixa ficará acumulado o biofertilizante: adubo químico de excelente qualidade, gerado durante o processo de compostagem de minhocas.

composteira venâncio airesLEIA MAIS:

Solo rico e saudável é sinônimo de erva-mate de qualidade



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido