Interior de Venâncio é atingido por ventania

-

O interior de Venâncio Aires foi atingido por forte ventania hoje à tarde. Uma das principais regiões atingidas foi a do Vale do Sampaio. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ocorrências nas localidades de Santa Emília, Palanque, Vila Deodoro, Travessa e Vila Teresinha.

Em Vila Teresinha e Santa Emília, foram registradas quedas de árvores, postes de luz e vários galpões e residências foram atingidos. Naquela região foram contabilizadas mais de dez propriedades com avarias.

O produtor rural Dilson Lenhardt, 71, teve um prejuízo superior a R$ 30 mil. Ele adquiriu pelo menos 50 telhas de fibrocimento para os seus galpões. Um forno de tabaco também desabou e os destroços caíram sobre um trator e implementos agrícolas. “Apesar do prejuízo econômicos, os mais importante foi preservado: a vida”, desabafa Lenhardt. Segundo ele, vai ser necessário um bom tempo para a propriedade voltar a normalidade.

Ainda hoje outra preocupação estava relacionada com a falta de energia elétrica. A principal renda provém do leite e diariamente são comercializados pelo menos 150 litros. Segundo o produtor, por conta da mecanização da atividade podem ocorrer perdas significativas.

Ainda em Vila Teresinha foi atingido o carro pertencente a Kelvin Henckes, 19 anos. O veículo teve perda total e foi necessário o apoio do Corpo de Bombeiros para liberar o veículo. Ele estava estacionado próximo a uma árvore centenária que não resistiu e caiu sobre o carro. “Foram cinco minutos”, resume.

Moradora revelou, ainda, que durante o vendaval as casas chegaram a tremer. O relato foi confirmado pela maioria dos moradores locais. Helsida Jacobsen disse que o medo foi grande e intenso. A Capatazia e o Posto de Saúde de Vila Teresinha também sofreram estragos.

O ginásio da localidade de Travessa ficou destelhado. Em Vila Deodoro, uma residência e um galpão ficaram destelhados devido à força do vento. Já em Palanque, segundo o Corpo de Bombeiros, houve quedas de árvores e postes.

DEFESA CIVIL

O coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Dário Martins, monitora a situação em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Ele destacou que ainda hoje foi reforçado o estoque de lonas. Elas podem ser retiradas junto ao quartel dos Bombeiros. “Estamos atentos e qualquer necessidade maior o primeiro contato precisa ser feito com os bombeiros”, destaca

CONSUMIDORES SEM LUZ

Temporal deixa 81 mil clientes sem luz no Rio Grande do Sul. Falta de energia elétrica atingiu, hoje, principalmente municípios da Região Metropolitana, Serra e Região dos Vales. Na área de concessão da RGE Sul ao longo do dia de hoje havia 38 mil pontos desabastecidos, o que incluía Venâncio Aires. Tanto equipes da RGE Sul e da RGE, ambas empresas gaúchas ligadas ao Grupo CPFL, trabalham para restabelecer a luz. As concessionárias informam que, tendo em vista os estragos sofridos pela rede elétrica em algumas cidades e regiões, não é possível dar uma previsão sobre quando todos estarão com energia. “Com a previsão de novos temporais para as próximas horas, as distribuidoras estão em alerta com todas as equipes trabalhando”, afirma nota da companhia.

PREVISÃO DO TEMPO

As previsões do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates informa que hoje instabilidades continuam atuando sobre o território gaúcho e podem provocar chuva na região. Porém, o tempo melhora à medida que ar seco e frio ingressa sobre o Estado. As temperaturas ficam amenas em boa parte do dia.

Conforme as previsões do Climatempo, em Venâncio Aires as temperaturas despencam na quinta-feira, 14, quando a mínima prevista é de 5ºC, caem para 4ºC na sexta-feira, 15, e se mantêm baixas até o domingo, 17.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido