Vereador Gilberto dos Santos
Projeto de lei tem autoria no vereador Gilberto dos Santos (Foto: Assessoria de imprensa do Legislativo)

O projeto ‘Julho sem plástico’, de autoria do vereador Gilberto dos Santos (MDB) agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município. A iniciativa vai ao encontro do movimento mundial de conscientização pela redução do uso do plástico e foi aprovado na sessão ordinária dessa segunda-feira, 29.

O objetivo do projeto é inspirar, educar e fazer com que as pessoas reflitam sobre como os seus hábitos de consumo estão afetando o futuro do planeta; evitar a utilização de sacolas e canudos plásticos; evitar a utilização de garrafas de plástico e copos descartáveis; incentivar as pessoas a optarem por produtos sem embalagem ou sem embalagem plástica; difundir a importância da coleta seletiva residencial; conscientizar sobre a importância de levar sacolas reutilizáveis ao fazer compras, assim como possuir itens indispensáveis, copos, garrafas e canudos reaproveitáveis.

“Esta campanha de conscientização é uma pequena atitude, que faz toda a diferença. Os resíduos plásticos demoram meio milênio para começarem a decompor, por isso esse material é tido como um dos mais poluentes do meio ambiente”, explicou o vereador.

Estima-se que os resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome