As leituras obrigatórias para o vestibular ainda fazem parte da vida dos estudantes que desejam ingressar na universidade para cursarem a graduação desejada.
Conforme explica a bibliotecária Rosaria Garcia Costa que atua na Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das únicas que ainda possui a lista dos livros que precisam ser lidos aos que desejam uma vaga no Ensino Superior. A instituição é uma das mais procuradas para ingresso. Antigamente, outras instituições de ensino publicavam obras, inclusive, com resumo comentado dos livros indicados como obrigatórios. Hoje, esses livros não mais são utilizados, pois valiam para os anos para que eram determinados. “Atualmente temos o Enem e as universidades estão com as provas não tão específicas na questão de Literatura”, destaca. Nos últimos anos, de acordo com ela, as obras mais procuradas por aqueles que prestaram vestibular na UFRGS foram, ‘Noite das Mulheres Cantoras’, ‘O Amor de Pedro por João’, ‘Dançar Tango em Porto Alegre’ e ‘O Cortiço’. “No último ano do Ensino Médio, as escolas já costumam indicar essas obras necessárias aos alunos.”

UFRGS 2016A Comissão Permanente de Seleção (Coperse), órgão responsável pela elaboração e aplicação das provas do Vestibular da UFRGS, publicou no mês de março, a lista das leituras obrigatórias para a prova de Literatura de Língua Portuguesa da seleção de 2016. Conforme informações do endereço eletrônico da Universidade, como ocorre desde o Vestibular do ano de 2007 a lista foi renovada com quatro novas obras: uma coletânea com 17 textos de Fernando Pessoa, os livros ‘O Cortiço’, de Aluísio Azevedo, e ‘Dom Casmurro’, de Machado de Assis e três sermões do Padre Antônio Vieira: ‘Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda’, ‘Sermão da Sexagésima’ e ‘Sermão de Santo António aos Peixes’.A relação mantém o álbum ‘Tropicália ou Panis et Circenses’, de Caetano Veloso, Gilberto Gil e ‘Os Mutantes’, a seleção de contos de Murilo Rubião e os livros ‘A Noite das Mulheres Cantoras’, de Lídia Jorge,’O amor de Pedro por João’, de Tabajara Ruas, ‘Dançar Tango em Porto Alegre’,de Sergio Faraco, ‘Terras do Sem Fim’, de Jorge Amado, ‘Boca de Ouro’, de Nelson Rodrigues e ‘As Parceiras’, de Lya Luft. No total, são exigidas as leituras de doze obras.