Manutenção dos poços artesianos garante qualidade da água

-

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Com os problemas frequentes enfrentados em virtude da estiagem, é cada vez mais comum que a população encontre alternativas para não ficar sem abastecimento. Coleta de água da chuva e reservas em caixas d’água são algumas das opções quando se fala em reaproveitamento e a garantia a curto prazo em residências.

Porém, pensando no futuro e em propriedades ou empresas que necessitam de um grande volume de água para o processo produtivo, a opção de um poço artesiano é investimento que vem sendo feito com cada vez mais frequência.

O proprietário da RB Poços, Juarez Alberto de Oliveira, o Beto, salienta que está cada vez mais comum a procura de produtores rurais de diferentes culturas, principalmente para aviários, nos quais a água é indispensável para o processo produtivo. “É algo para o futuro. Quem não fizer, fica para trás”, afirma.

O profissional ressalta que, além de todo o processo necessário para perfuração e instalação de um poço artesiano, é preciso fazer a manutenção posterior para garantir a qualidade da água.

O recomendado é que sejam feitas, uma vez por ano, a desinfecção e limpeza da estrutura, processos realizados com produtos específicos a este fim. Localizada no bairro Bela Vista, em Venâncio Aires, a RB Poços oferece, além do serviço de instalação dos poços, os procedimentos preventivos. “A limpeza evita a corrosão, o que interfere na qualidade da água”, explica Beto.

Ele também salienta que é indicada a análise da água uma vez ao ano. “Um poço artesiano, se bem executado, dura uma vida toda. Mas é preciso que seja feita a manutenção”, reforça. A RB Poços segue as normas NBR 12212 e NBR 12244 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para projeto e construção de poços e captação de água subterrânea.

Exigência

Há pelo menos três anos, existe a exigência de que produtores de proteína animal e aves ofereçam água com a mesma qualidade para consumo humano para os animais. Isso se dá pela comprovação de que vacas leiteiras, por exemplo, que ingerem água de poços artesianos, têm diminuição de cerca de 70% no tratamento para vermes.

Tipos de poços artesianos

  • A construção do poço pode ser feita de três formas no Rio Grande do Sul.
  • Em Venâncio Aires e na região do Vale do Rio Pardo, a mais comum é a forma sedimentar, que capta a água em terrenos planos com utilização de filtros na estrutura.
  • Já o poço na rocha é feito com tubo de aço na maioria da estrutura, sem necessidade de filtro.
  • O método misto capta tanto a água de formação sedimentar quanto rochosa. O projeto, neste caso, conta com tubo de aço e filtros.


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido