Aprovado pela Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal da Saúde deve publicar até o fim desta semana o edital para contratação de mais cinco médicos através de Processo Seletivo Simplificado. Os profissionais clínicos gerais serão contratados para 20 horas semanais e devem atuar, especialmente, nas Unidades de Saúde do interior de Venâncio Aires.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, a contratação emergencial visa suprir a carência de profissionais médicos até que se realize novo concurso público ou entre em funcionamento a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h). “Nosso objetivo imediato é desafogar o plantão do Hospital São Sebastião Mártir. Devido a pouca oferta de médicos no interior, muitos pacientes estão vindo à cidade para consultar no plantão. Queremos qualificar esse atendimento no interior e em alguns bairros, especialmente nas unidades que contam hoje com apenas um turno de médico”, destaca o secretário.
A Administração Municipal oferece salário de R$ 5 mil para atrair médicos pelo período de 20 horas semanais. O valor, que é superior ao salário pago atualmente aos profissionais de concurso, visa garantir o cumprimento integral do horário de trabalho nas unidades. “Queremos garantir esse atendimento diferenciado. Que o médico efetivamente cumpra o turno de quatro horas diárias de atendimento no posto”, acrescenta Celso Artus.
Os novos médicos serão contratados pelo prazo de seis meses, prorrogáveis por mais seis meses. Enquanto isso, o Município estuda alteração na legislação municipal para contratação de médicos e odontólogos. O objetivo é aumentar a remuneração para exigir o cumprimento das horas contratadas. Para os profissionais que já integram a rede pública, a nova legislação deve reduzir o número de horas trabalhadas para equiparar o padrão salarial.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires