O momento de viajar para a serra gaúcha é agora

-

Serra, frio, vinhos e delícias culinárias. Uma combinação atraente, mas que pode custar caro. A região serrana do Rio Grande do Sul oferece diversas opções turísticas e a dica para quem quer aproveitar sem gastar muito é escolher o momento certo de viajar.

A chamada alta temporada no inverno começa a partir de junho e se estende até o final de agosto. Portanto, o final de maio, o início de junho ou setembro são algumas alternativas para aproveitar o frio, mesmo que não tão intenso.

A bacharel em turismo Aline Cristine Puhl destaca que, como Venâncio Aires fica perto da serra, muitas vezes as pessoas escolhem por organizar a própria viagem, sem procurar uma agência de viagens. “Acredito que isto acontece principalmente pelo fato de ser um destino muito próximo, acaba sendo prático pegar o carro e dar um pulinho em Gramado e Canela. Muitas vezes o turista vai e volta no mesmo dia, sem nem ficar hospedado”, comenta.

Valmor Heck, sócio-gerente de uma das agências de turismo do município, salienta: “às vezes o público acha que contratando sozinho consegue um preço melhor. Mas nem sempre a localização é boa ou as condições da hospedagem são aquelas que aparecem nas fotos pela internet”. Ele ressalta o papel de um agente: “A ajuda de um agente de viagens na orientação e indicação de uma hospedagem é muito importante, pois temos boas ofertas em hospedagens parceiras e opções com excelente localização em qualquer lugar, sem falar nas diversas formas de pagamento”.

Pacotes para grupos

Outra dica para quem quer passear na serra gaúcha e não gastar muito é optar por um pacote para grupos (associações, empresas, grupos de amigos, famílias) ou excursões abertas (organizadas pelas agências com venda para comunidade). Nestes casos as agências conseguem preços melhores não só para as acomodações, mas também para os ingressos das atrações, por ser um número maior de pessoas.

Mais detalhes na edição impressa de 23/05/2012

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes