Na tarde de ontem, foi iniciado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2019 em Venâncio Aires, quando ocorreu a primeira entrega para 150 de um total de 600 famílias cadastradas. As cestas contendo mais de 20 produtos fornecidos pelos agricultores e por agroindústrias familiares foram entregues na sede da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), localizada no Acesso Dona Leopoldina.
O programa é uma parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e de Habitação e Desenvolvimento Social; escritório municipal da Emater/RS-Ascar; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); Sindicato Rural; e Cooprova. O chefe do escritório da Emater/RS, Vicente Fin, salientou o trabalho de parceria entre as entidades para desenvolver o PAA no município, o qual possibilita às famílias beneficiadas consumirem alimentos de excelente qualidade.
“Para nós, a Cooprova é a base de todo o trabalho e tem a missão de organizar os produtores e a produção”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann. Ele afirmou que o feijão é uma das marcas já consolidadas da Cooprova e que, em breve, serão lançados outros produtos com a marca da cooperativa. Também será trabalhado o fornecimento de 70% dos produtos dos agricultores familiares para a merenda escolar.
O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Arnildo Camara, reiterou a importância do momento de ontem para a sua pasta. Destacou o apoio dos clubes de serviços nos programas desenvolvidos pela Administração, como por exemplo, a entrega dos alimentos do PAA. “Precisamos cuidar dos produtores e oferecer condições para que produzam alimentos que cheguem cada vez com maior qualidade à mesa das famílias beneficiadas e dos consumidores”, defendeu o vice-prefeito Celso Krämer. Ele destacou o Vale-Feira, que oportuniza aos servidores públicos municipais consumirem produtos de alta qualidade.
PRODUTOR
Entre as dezenas de agricultores familiares e associados que vão fornecer alimentos para o PAA e outros programas governamentais, está José Vanderlei Lucas, morador de Linha Herval. Ele fornece diversos tipos de hortaliças e afirma que participa do programa há sete anos. Com isso, consegue obter uma renda extra neste período do ano, já que o maior volume de produção ocorre nos meses de calor. Para ele, o programa é uma garantia de venda dos seus produtos. “Se não fossem os programas governamentais, provavelmente eu não teria tanta renda por ano. Assim, o que eu produzo tem venda garantida”, resumiu.
“A melhor fábrica é a terra e os melhores funcionários são os agricultores, que produzem os alimentos e dela tiram o seu sustento.”
MÔNICA MORAES
Vice-presidente da Cooprova
“Cada um fazendo a sua parte, com certeza tudo vai dar certo.”
MARNEI BECKER
Presidente da Cooprova
“A Cooprova tem o trabalho de organizar e a melhorar ainda mais a qualidade dos alimentos.”
ANDRÉ KAUFMANN
Secretário de Desenvolvimento Rural
“A cooperativa veio para ficar e vai crescer cada vez mais.”
ARNILDO CÂMARA
Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social
SAIBA MAIS
1 Segundo o extensionista rural do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alex Davi Gregory, o PAA se resume a um programa do Governo Federal, com recursos da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
2 O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição. Resumindo, esse tipo de programa proporciona a aquisição de alimentos da agricultura familiar e os disponibiliza para pessoas carentes ou em situação de vulnerabilidade social no município.
3 Os benefícios para pequenos agricultores do município são vários. Além de contribuir como um canal de comercialização de alimentos produzidos dentro das propriedades, o programa pratica preços justos ao produtor, encurtando a cadeia produtiva. Esse sistema promove a proximidade direta entre produtor e consumidor, eliminando a presença do ‘atravessador’, que muitas vezes recebe a maior parte do lucro de venda sem ter produzido nenhum bem de consumo.