A Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança inicia, hoje, as atividades de 2017. A partir das 7h, 70 crianças e adolescentes passam a ser atendidos em turno integral, na instituição. Os demais estudantes, que frequentam a entidade em turno oposto ao da aula, retornam nos dias 20 e 22, quando se inicia o ano letivo da rede municipal e estadual, respectivamente.
De acordo com a cofundadora e coordenadora da Paresp, Sara da Rosa, ao todo, 110 crianças e adolescentes de quatro a 17 anos serão atendidos pela organização, neste ano – quatro a mais do que em 2016. Na instituição, os estudantes recebem apoio para as tarefas escolares, participam de atividades lúdicas e esportivas e recebem até cinco refeições diárias.
“Temos mais de 60 alunos na lista de espera, mas priorizamos as crianças menores de dez anos, pois sabemos que nessa idade é muito complicado para as famílias deixá-los sozinhos em casa”, explica a coordenadora da Paresp, Sara da Rosa.
De acordo com ela, a oferta de mais vagas esbarra nas dificuldades financeiras da instituição, cuja despesa mensal gira em torno de R$ 34.580. “A manutenção de uma casa para 110 crianças e adolescentes é muito alta. Não temos verba para manter mais recursos humanos. Só nas despesas com os nove funcionários são mais de R$ 13 mil por mês. Precisamos de doações para manter o trabalho.” Quem quiser contribuir financeiramente com a ONG pode contatar pelo telefone 3983 1104 ou ir até a sede da entidade, na rua Pedro Grünhauser, 2000, no Bairro Morsch.