Proteção de nascentes para garantir água de qualidade

-

A data 22 de março é mundialmente conhecida como o Dia da água, comemoração criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar a discussão de temas acerca desse bem natural. Afinal, apenas 0,008% de toda a água existente no planeta é própria para consumo, fator que torna necessário conscientização continua sobre esse recurso finito que é cada dia mais escasso.

Melhorar a quantidade e a qualidade dá água; e, intensificar as ações para garantir o abastecimento de água e o ecossistema, por meio da recuperação das matas ciliares, proteções de fontes e limpeza. São os principais objetivos que os técnicos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar desenvolvem o trabalho de proteção das fontes naturais de água junto a dezenas de famílias rurais.

O trabalho de recuperação e de proteção foi desenvolvido pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar entre os anos de 2000 e 2006, quando ainda contava com a extensionista de Bem Estar Social Maria Emília Colombo. O chefe do escritório e engenheiro agrônomo Vicente João Fin, acredita que neste período foram protegidas 38 fontes, beneficiando 65 famílias e mais duas escolas. O trabalho mais forte foi desenvolvido nas localidades de Linha Leonor e Linha Cacoeira Baixa dentro do Programa RS Rural. Embora estivesse desativado de 2005 a 2014, no período, o trabalho ficou restrito a três fontes e três famílias.

Em função do Programa Brasil Sem Miséria, em 2014, a equipe local iniciou a recuperação de uma fonte em Linha Leonor, que beneficiará duas famílias contempladas pelo referido programa. Está prevista a recuperação de mais uma fonte para Linha São Miguel, Santa Emília, voltada para uma família, dentro do programa da Sustentabilidade.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido