Ações contra Aids, tétano e Covid-19 acontecem neste sábado no centro

-

Atendimentos especiais voltados ao diagnóstico precoce da Aids e combate a discriminação a pacientes infectados, acontecerão na manhã deste sábado, 4, das 8h às 11h30min, na Travessa São Sebastião Mártir. Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado neste 1º de dezembro, equipes da secretaria da Saúde estarão realizando testes de HIV/Aids com diagnóstico em 15 minutos de forma sigilosa e discreta, no local.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi) Solange Sehn, para realizar o exame é necessário apenas levar algum documento com foto. “Além da importância do diagnóstico precoce da infecção por HIV, também queremos divulgar a importância de que todas as pessoas façam pelo menos uma vez o exame”, destaca ela.

  • 453 é o número atual de pessoas em tratamento contra a Aids no município, conforme informações fornecidas pelo Cadi de Venâncio Aires. Neste ano, foram 24 novos casos diagnosticados e no mês de novembro, cinco.
  • A programação inclui também a participação do Sine com a divulgação de vagas de emprego, feira do artesanato e a transmissão do Programa Tua Vida Melhor da Prefeitura.

Lixo eletrônico

Terá recolhimento de lixo eletrônico pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a empresa Recicla. Podem ser entregues eletrônicos como aparelhos de celular, computadores, máquinas de lavar roupa, micro-ondas, acessórios destes equipamentos, entre outros itens. Esta será a última oportunidade do ano para o descarte desses itens.

Caminhada inclusiva

Outra atividade do sábado é a Caminhada Inclusiva ‘Vivenciando a Inclusão: interagindo com as diferenças’. A promoção é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), em Venâncio Aires e inicia às 9h, na praça Henrique Bender.

Tétano

Neste sábado, 4, as equipes de saúde estarão fazendo a verificação de carteiras de vacinação, divulgando orientações sobre a imunização, os sintomas e perigos do tétano, também aplicando doses de vacina contra a doença.

De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, a ação abre uma programação intensa para a próxima semana, com trabalhos dos profissionais do município na busca e verificação das carteiras de vacinação da população. “Todas as unidades de saúde do município com sala de vacinação, tem disponíveis, diariamente, doses de vacinas contra o tétano. Para o esquema inicial do processo de imunização são necessárias três aplicações e as doses de reforço devem ser aplicadas a cada dez anos”, explica a enfermeira.

Covid-19

Das 8h às 11h30min haverá aplicação de vacinas contra a Covid-19 nas doses um, dois e três na Travessa São Sebastião Mártir. Durante a ação também terá testes rápidos em pessoas com sintomas gripais.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes