Medicina do Trabalho é a área com maior número de profissionais (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

Números do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) mostram que Venâncio Aires tem 111 médicos ativos registrados no Conselho. Eles se dividem em 34 especialidades, sendo a medicina do trabalho a com o maior número de profissionais: são 13 médicos.

Na rede pública de saúde, são 46 médicos, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e outros serviços, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas (Cadi). No ano passado, eles realizaram 145.811 consultas – uma média de 12.150 por mês.

ASSOCIAÇÃO

A maioria dos profissionais que atua no município está vinculada à Associação Médica de Venâncio Aires (Amva). Fundada em 10 de abril de 1990, a associação civil sem finalidades lucrativas congrega os médicos reconhecidos pelo Cremers.

Atualmente, a Amva conta com 86 associados. Alguns já estão aposentados, mas seguem vinculados à entidade. Com a finalidade de atualização permanente, são realizados um a dois eventos científicos por mês, abordando os mais diversos assuntos da área médica.

Desde o início do ano, já foram realizadas 12 palestras. Algumas foram direcionadas exclusivamente para os médicos associados e outras contaram com a participação de outros profissionais da área da saúde como enfermeiros, técnicos em Enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Em comemoração ao Dia do Médico, será realizada uma festa para os sócios e acompanhantes na noite desta sexta-feira, 18. Cerca de 85 pessoas são esperadas no encontro.

Médicos por especialidade

Acupuntura 3

Anestesiologia 4

Cardiologia 4

Cirurgia cardiovascular 1

Cirurgia geral 6

Cirurgia oncológica 1

Clínica médica 9

Coloproctologia 1

Dermatologia 2

Diagnóstico por imagem 1

Endocrinologia e metabologia 2

Endoscopia 1

Endoscopia digestiva 1

Gastroenterologia 2

Geriatria 1

Ginecologia e obstetrícia 8

Homeopatia 1

Infectologia 1

Medicina de família e comunidade 6

Medicina de tráfego 7

Medicina do trabalho 13

Medicina intensiva 2

Medicina preventiva e social 1

Neurologia 1

Oftalmologia 7

Oncologia clínica 1

Ortopedia e traumatologia 4

Otorrinolaringologia 2

Pediatria 9

Pneumologia 1

Psiquiatria 4

Radiologia e diagnóstico por imagem 1

Reumatologia 1

Urologia 2

*Fonte: Cremers

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome