Sem idade: bruxismo afeta adultos e crianças

-

Foto: Divulgação Para quem tem o hábito de ranger os dentes à noite, é recomendada uma placa de bruxismo que evita a danificação do esmalte
Para quem tem o hábito de ranger os dentes à noite, é recomendada uma placa de bruxismo que evita a danificação do esmalte

O ato de ranger os dentes, seja durante o sono ou não, é conhecido como bruxismo. Acordar com os músculos da mandíbula doloridos e, ainda, com dor de cabeça, pode ter relação com esse hábito. O bruxismo acomete cerca de 15% das pessoas, homens, mulheres e até mesmo crianças. A principal causa disso está relacionada à cobrança diária da vida moderna, que, às vezes, gera ansiedade e estresse.

Conforme a dentista Marisa Teresinha Etges Ortega, hoje em dia as crianças estão envolvidas com diferentes atividades, o que também gera um nervosismo a elas. Segundo a dentista, cerca de 30% das crianças e em torno de 50% dos adultos apresentam bruxismo. A educação mais direcionada, pais mais agitados e nervosos, bem como, vermes no organismo, podem levar as crianças a terem o hábito de ranger os dentes.

Esse ato também vira um costume. Segundo Marisa, pessoas que guardam muito para si o que sentem e não extravasam e não expõem os sentimentos, também acarretam bruxismo em função disso.

Manter a calma, não se estressar com coisas insignificantes e fazer um relaxamento antes de dormir, com certeza ajuda para reduzir o índice de bruxismo

TEM CURA?

O bruxismo é um ato involuntário e a dentista destaca que este pode ser tratado, mas, para isso, torna-se necessário a intervenção de vários profissionais, como psicólogo, fisioterapeuta e dentista. Por sua vez, a pessoa pode voltar a ter esse hábito algum dia, o que depende de como ela ‘leva a vida’.

Uma dica da profissional está em usar a placa de bruxismo para dormir à noite, que pode ser tanto de silicone, quanto de acrílico. “Isso evita a danificação das estruturas e do esmalte dos dentes. Além disso, dá um relaxamento muscular”, complementa.

MAIS PREOCUPAçãOO hábito de ranger os dentes tem como consequência o desgaste destes. Marisa comenta que as pessoas começam a perceber de fato esse desgaste depois dos 20 anos. Quando isso ocorre, há quem opta por fazer uma reabilitação oral, e no momento em que ela é feita, é recomendado que o paciente use placa de bruxismo.

De acordo com a dentista, o problema sempre existiu, mas se tem a impressão de que ele aumentou nos últimos anos. Por que será? Ela explica que existem dois fatores neste aspecto. Um é que anos atrás as pessoas não se preocupavam tanto com a estética dos dentes. Preocupação esta que aumentou nos últimos 10 anos. A outra explicação está no fato de que as pessoas estão mais conscientes, têm mais acesso à informação e já conhecem o bruxismo, o que anos atrás passava despercebido.

Marisa comenta que a quantidade de pessoas com este hábito tende a aumentar em função da vida cada vez mais corrida: “Estamos com muita comunicação e isso faz com que a cabeça fique cheia de informação. Com isso, o corpo reage. à noite, ele relaxa e descarrega a tensão através do ato de ranger os dentes e mastigar”, explica.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido