A empresária Vera Wachholz está mais uma vez à frente do Comitê de Cidadania Contra a Fome, Miséria e Pela Vida de Venâncio Aires. Ela assumiu a diretoria na década de 1990 e, posteriormente, em 2005, quando a Casa de Casa de Passagem, hoje denominada Casa de Acolhimento foi aberta oficialmente. Faz alguns anos integrei a diretoria da entidade e recordo muito bem, na época, o trabalho voluntário e dedicado desta entidade. Era café da manhã e almoço para as crianças, em especial, de bairros como a Battisti, Coronel Brito e Vila Táta.
Integrados a outros projetos como Mesa Brasil e em parceria com Poder Público, o voluntariado se fazia e ainda se faz necessário, diante da carência e da necessidade de as crianças terem ‘pão na mesa’ todos os dias. Uma das fundadoras do ‘Sopão na Vila Battisti’ foi a aposentada Ladi Nunes da Silva, conhecida como Irmã Kita, que atuou por 23 anos na função, representando Igreja Assembleia de Deus, com apoio dos Gideões e do Comitê.
Mantenedor da Casa de Acolhimento, o Comitê tem a missão e o compromisso de manter de pé um lugar que abriga crianças e adolescentes que não têm para onde ir. Cada um deles com a sua história, sem família ou sem estrutura para conviver em suas casas. Com a nova legislação, algumas ações se modificam e está aí o desafio desta nova diretoria. Sucesso na caminhada!
Industrial
As poucas ruas sem pavimentação do Loteamento Scienza e do bairro Industrial precisam de reparos, ainda mais depois das chuvas da última semana. No bairro Industrial, as ruas estão esburacadas e precisando de uma atenção, até porque caminhões circulam direto pela via que dá acesso mais próximo para a RSC-287.
Disponível e acessível com a imprensa, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), Vilmar Bender, disse que o Loteamento Scienza recebeu as máquinas faz pouco mais de trinta dias, mas as chuvas detonaram as ruas de novo. Ele explica que a secretaria não tem estrutura para atender todas as pontas no mesmo momento. “Sei que é importante e vamos ajeitar. A secretaria está à disposição da população. Eu sei que não é favor nenhum, é nosso trabalho, mas, às vezes, nos deparamos com alguns atrasos entre uma semana e outra”, diz o secretário. Ele diz que, neste momento, Vila Mariante ainda se recupera da enchente, mas que as ruas do Distrito Industrial e do Loteamento Scienza estão na agenda de obras a serem feitas.
O jornal que fica na história
Comovi-me com o feedback recebido na manhã de ontem pela entrevistada do Pra Contar Histórias do dia 16 de julho, Miriam Rodrigues Borges Baumgarten. Emocionada me conta que recebeu muitos elogios e comentários, inclusive de uma de suas irmãs que reside em Mato Grosso. “ Ela leu a reportagem e me ligou, assim como muitos amigos me deram parabéns”, disse a cozinheira. Miriam também recebeu flores das enfermeiras que batizaram a sua filha, há 27 anos, no Hospital São Sebastião Mártir. “Gente de Santa Cruz, de muitos lugares leu minha reportagem, estou muito, muito feliz”, agradeceu Miriam.