Entrevistar o Clécio e a dona Neily Sehnem, em Linha Travessa, foi uma verdadeira aula sobre as sementes crioulas. Encarrado como hobby, os agricultores se dedicam e ensinam técnicas para não perder a essência das variedades. Dicas podem ser conferidas na reportagem nas páginas 4 e 5.
O casal cultiva, com bastante orgulho, mais de 15 variedades, entre elas, milho, pepino, melancia amarela – uma variedade bem antiga e que me remeteu ao meu avô Auri, que sempre planta as deliciosas frutas –, além de feijão e uma saborosa pipoca.
Confesso que já tinha visto umas espigas de pipoca crioula, mas nunca tinha experimentado. Posso afirmar, é uma delícia. A pipoca de milho crioulo é mais saborosa, menor e sem grão. A dona Neily preparou uma bacia cheinha e que depois foram deliciadas pelos colegas da Redação.
Papai Noel na trilha de moto
As família do interior, principalmente as crianças, já podem se organizar, pois no próximo sábado, 18, o Grupo de Trilheiros Tutaloko se organiza para percorrer as localidades do interior, acompanhado do Papai Noel. O Natal Solidário já está na sua 20ª edição.
A iniciativa acontece desde 2001 e os trilheiros levam brinquedos, materiais escolares e cestas básicas que são distribuídas para as famílias do interior. Atitude louvável que encanta a garotada e retribui os agricultores que auxiliam os trilheiros ao longo do ano para a realização das trilhas em suas propriedades. Muitas vezes, o Papai Noel visita casas de difícil acesso e pontos distantes da cidade e dos distritos do interior.
Os 10 maiores do interior
Publicada desde 2009, a revista Perfil Socioeconômico, produzida pela Folha do Mate teve o lançamento desta edição no dia 2 de dezembro, na Sova. Na ocasião, foram entregues troféus e certificados para representantes dos empreendimentos que mais contribuem com a economia do município. Nesta edição também foram homenageados os dez maiores produtores rurais.
Dos 10 primeiros, sete trabalham com o setor avícola e três suínos. Isso mostra a ascensão do setor de aves que vem crescendo em Venâncio Aires. Em setembro, o assunto principal do Folha Rural foi a expansão do setor avícola e o que está em maior expansão e gera o maior Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) para o município, depois do tabaco, é o setor avícola. Hoje, Venâncio Aires já tem 36 famílias que fazem parte da lista de avicultores integrados à Emater-RS/Ascar. São 44 aviários em produção e outros 21 estão em construção ou com o projeto e investimento aprovado. A expectativa para a safra 2021/2022 é de uma produção de 10,5 milhões de frangos de corte no município.
10 maiores produtores rurais
-
Elton Roberto Hein
-
Condomínio Suinícola Progresso
-
Roberto Milton Mallmann
-
Condomínio Avícola Venâncio Aires
-
Juares dos Santos
-
Rudi Schuh
-
Lauro Jose Schwingel
-
Samara Midiani Santiago Martins
-
Ivo Clécio Bencke
-
Eduardo Luiz Stertz
Afubra realiza Dia de Campo no sábado
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realiza, hoje, o 2 º Dia de Campo sobre a cultura do Milho. O evento inicia às 8h e segue até as 16h, na propriedade do agricultor Armindo Rosa, no Acesso Dona Leopoldina, no pórtico de acesso a Venâncio Aires, ao lado da Conpasul. Essa é a segunda edição do evento que apresenta lavouras demonstrativas, dicas para controle de pragas, manejo e controle de ervas daninhas, híbridos de milho totalmente adaptados para a região, balcão de negócios com preços e condições especiais para o dia. A entrada é gratuita.