As 765 doses da vacina da Covid-19 aplicadas em Vale Verde, correspondem a 21,7% da população imunizada com a primeira dose. Até o levantamento de quinta-feira, 8, a segunda dose havia sido aplicada em 86 pessoas. Com o andamento rápido da vacinação, esse número é um bom resultado, conforme a secretária de Saúde Jucimar de Fátima Dutra. Por isso, na próxima segunda-feira, 12, já serão liberadas doses para a população com 60 anos ou mais.
As vacinas estão sendo feitas por agendamento e são aplicadas na Unidade Básica de Saúde (UBS). As pessoas acamadas e idosos que não conseguem se locomover já receberam a imunização em casa. “Não precisamos fazer drive-thru, porque com agendamento funcionou e como é uma cidade pequena todo mundo conseguiu se organizar”, explica Jucimar.
Para a secretária, o andamento rápido da imunização está sendo positivo para amenizar o surgimento de casos, assim como as medidas tomadas no mês passado auxiliaram na queda. “O comércio ficou fechado uns dias, a Prefeitura fechou uma semana e a fiscalização trabalhou forte. Todo mundo fez sua parte, isso reflete. Também vejo que a população está preocupada e quer se vacinar, tudo ajuda a termos mais esperança”, complementa a responsável pela pasta. Atualmente, dos 188 casos positivados do município, desde o início da pandemia, apenas dois estão ativos. O município registrou quatro óbitos em decorrência da Covid-19.
REGIÃO
O percentual atingido pelo município é o maior do Vale do Rio Pardo, até o momento e, também superior à média do Rio Grande do Sul, que atingiu na quinta-feira, 8, a marca de 13,6% da população imunizada, sendo o estado brasileiro que mais vacinou, proporcionalmente, até o último levantamento nacional.
- Para agendar a vacina contra a Covid-19, o contato da UBS é o (51) 3655-9094.
Abaixo-assinado para melhorar sinal de telefonia em Vale Verde