Canal 'Ponto G' está disponível no Spotify (Foto: Divulgação)

Os podcasts são uma ótima dica para aproveitar o isolamento social e não ficar apenas na frente da televisão assistindo filmes e séries. No canal ‘Ponto G’, disponível no Spotify, tem mais de 100 episódios,  que abordam o mundo feminino, por meio de assuntos importantes que todos devem saber, como história, ciência, política, socialismo, bibliografias, gênero e outros.

Ao descobrir esse canal, foi difícil escolher o primeiro podcast, porque, além dos temas citados acima, também há especiais sobre mulheres que protagonizam séries, como a famosa ‘Anne whit an E’, que está em alta na Netflix. Mas, deixei a vontade de olhar o episódio da Anne de lado e escutei o Ponto G 67 – Anita Garibaldi, conhecida como a heroína dos dois mundos.

Esse podcast de aproximadamente 23 minutos conta a história da revolucionária que aparece nos livros de história do Rio Grande do Sul, lutando durante a Revolução Farroupilha. Além disso, o áudio conta que ela e o marido Giuseppe Garilbaldi lutaram em outros países também.

Em resumo, a mulher lutou em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e França. Passou por várias gestações, perdeu uma filha e continuou a lutar em batalhas. As apresentadoras contam a história e fazem cometários sobre o tema, como “ela é uma mulher guerreira, porque foi soldada em uma época machista e chega a se vestir de homem para continuar lutando.” Depois de ficar doente, ela morreu aos 28 anos, em Ravena, Itália.

São muitas histórias e reflexões legais, que contribuem para nosso conhecimento. Alguns temas são fundamentais na vida escolar e outros até na vida pessoal, então corre e dá uma olhadinha – ou melhor, uma escutadinha – no canal.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome