Ser astronauta, viajar pelo espaço e conhecer outros planetas são sonhos que fazem parte da infância de muita gente. Quem nunca se imaginou em uma nave, desbravando o espaço sideral? Não é porque a gente cresce que ‘as coisas do universo’ deixam de atrair nossa atenção. Pode até parecer distante, mas ser astronauta pode até mesmo ser uma profissão – universidades em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Sergipe oferecem o curso.
Mesmo para quem não quer ser astronauta profissional, a área pode ser uma opção legal de estudo ou mesmo como passatempo. Nesta edição, convidamos para uma jornada, na carona dos estudantes de Venâncio que são craques no assunto e disputam a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica. Vem com a gente para essa viagem!
Estudo no espaço
Quando o assunto é astronomia, Laísa Adams Simon, 18 anos e Mateus Scherer de Souza, 15 anos, dominam a conversa. Estudantes do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, eles conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019 (OBA), e garantiram a participação nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2020 – pré-seletiva, fase online.
A guria, que está no 3º ano do Ensino Médio e pretende cursar Medicina, sempre gostou de Física e Geografia e também se interessa pelas estrelas e planetas. “Tudo que estudamos é novidade. É um diferencial na nossa aprendizagem”, considera.

Ela lembra que a escola incentiva os alunos a participarem da olimpíada, desde o Ensino Fundamental, mas os conteúdos são diferentes dos estudados em sala de aula. “Na primeira prova cai o básico, que estudamos em Física, mas depois fica bem difícil. A professora comentou que tem questões que nem na faculdade ela estudou.”
Como a olimpíada aborda conteúdos mais específicos, os alunos estudam em casa, com base nas provas antigas e outros conteúdos que estão disponíveis na plataforma AstroEducadores. “Tem dois professores que estão online sempre no site e que ajudam a tirar dúvidas durante os estudos e a prova”, conta Laísa.
Mateus pretende seguir na área de Física, Química ou Matemática, pois gosta de exatas. Ele também estuda por conta própria, em casa. “Estudo alguns materiais que tem no site, mas as provas são diferentes, sempre uma surpresa”, diz. No último ano, o menino também ficou bem classificado na fase nacional. “Já tinha feito algumas etapas no ano passado, então fui fazer a prova confiante, mas não esperava me classificar.”

Para ele, o mais interessante da área são as curiosidades, saber mais sobre as coisas que fazem parte do universo, mas são desconhecidas para muita gente. “É interessante saber o que tem no céu e que muitas vezes não enxergamos.”
Sobre a Olimpíada
A fase nacional contou com cerca de 800 mil alunos participantes. O Colégio Bom Jesus teve sete alunos premiados. Laura dos Santos Mengue e Augusto Müeller Pilz conquistaram medalha de prata, na categoria Ensino Fundamental 2. Na mesma categoria, Nícolas Penz Canova, Amanda Moraes Hackenhaar e Davi Diefenthaler Valandro Faller garantiram o bronze.
Mateus Scherer de Souza e Laísa Adams Simon conquistaram bronze na categoria do Ensino Médio e estão entre os mais de oito mil selecionados para a fase internacional pré-seletiva. Eles já passaram por duas provas online. A última está marcada para dia 1º de dezembro. Os estudantes com melhores notas serão classificadas para a fase presencial, que ocorre no início de 2020.
Desafie-se com app da olimpíada
Quem quiser aprender mais astronomia pode testar os conhecimentos no aplicativo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. No app, disponível para celulares, tablet e computador, é possível conferir perguntas das provas, desde o primeiro ano da olimpíada, organizadas em um quiz. O simulado conta com perguntas do nível 1 ao 4.
Saiba mais sobre o Planeta Terra
- A Terra, nosso planeta, é o único em seu sistema solar conhecido por abrigar vida
- O planeta orbita o Sol uma vez a cada 365 dias. É o chamado movimento de translação, que equivale a um ano. A forma de seu percurso não é um círculo perfeito, mas oval. Por isso, a distância da Terra ao Sol varia durante o ano
- A Terra tem estações porque seu eixo está inclinado. Assim, os raios do Sol atingem mais diretamente em diferentes partes do planeta dependendo da época do ano
- A atmosfera da Terra é formada por 77% de nitrogênio, 21% de oxigênio e traços de argônio, dióxido de carbono e água
- A Terra é o único planeta do sistema solar no qual a água pode ser encontrada em seus três estados: sólido, líquido e gasoso
- Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do nosso planeta
- Os cientistas acreditam que a Terra foi formada quase ao mesmo tempo que o Sol e outros planetas, há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando o sistema solar se uniu a uma gigantesca nuvem de gás e poeira conhecida como a nebulosa solar
7 curiosidades da astronomia
- O Sol é 330 mil vezes maior que a Terra
- No Hemisfério Sul, as constelações são vistas de cabeça para baixo
- O nascimento de uma estrela ocorre nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas por Hélio e Hidrogênio
- O tempo que uma estrela viverá depende da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela libera. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível
- A cor das estrelas varia entre vermelho, laranja, amarelo, branco e azul, em ordem crescente de temperatura
- Em 1957, a cadela Laika, foi o primeiro ser vivo a sair da Terra a bordo do foguete soviético Sputnik 2. Em 20 de julho de 1969, pela primeira e única vez o homem pisou na Lua
- Em 15 de outubro de 1997, foi lançada a primeira missão da Nasa dedicada ao planeta Saturno. A nave chegou ao seu destino em 2004, após uma jornada de sete anos pelo sistema solar.
Fonte: Hipercultura.com