Conheça Marinalva de Almeida, atleta paralímpica que está participando do BBB 17

-

Os nomes do brothers que participam do BBB 17 foram divulgados ontem, 18, e, entre os citados, a paratleta paranaense Marinalva de Almeida, de 39 anos, chamou muito a atenção do público. 

Não é de hoje que a paratleta é conhecida por aqui, não. Em 2016, ela representou o Brasil, na Vela, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na categoria Skud-18, em dupla com Bruno Landgraf. Além disso, Mari, como é conhecida, completou os 15 quilômetros da corrida de rua São Silvestre, em 2012, de muletas; foi recordista brasileira em salto em distância sem prótese e já teve recordes em arremesso de dardo. 

Foto: Divulgação / Tudo & Todasdfgdf

Tudo isso começou aos 14 anos, quando Marinalva teve sua vida mudada. Após um acidente de moto, ela perdeu a perna esquerda; mas, ao invés de desanimar, desistir e sentir pena de si mesma, ela passou a frequentar o Centro de Educação Multidisciplinar ao Portador de Deficiência Física (Cemdef) e a aprender a ter coragem para lutar e fazer acontecer. Ali, aliás, foi onde sua história com o esporte começou. 

“Tudo era muito novo, ainda estava por acontecer. Com o esporte, o mundo se abriu para mim.”

Porém, se engana quem pensa que Marinalva investe apenas na carreira de esportista. Ela também é modelo – participa constantemente de campanhas de moda inclusiva, com peças pensadas para ajudar pessoas com limitações físicas a ser vestirem – e palestrante motivacional, além de ser mãe de três filhos (Robert, Pedro e Bento), namorada e uma mulher guerreira e sensual, que busca marcar sua presença por onde passa. 

Foto: Divulgação / Tudo & Todasfgfgh

“O importante é não sentir vergonha. Eu uso muletas e próteses, e adoro andar de salto alto. é saber se valorizar. Conquistei um respeito, mas, primeiro, foi por mim mesma. Me sinto realizada, não sou uma coitada. E gosto de causar, usar vestidos, roupas mais justas. Gosto de instigar. Eu não sou anormal. Sou apenas incomum. Gosto de ser sensual sem ser vulgar. Uma vez, coloquei uma calça jeans justa e uma blusinha curta. Fui com meu namorado ao shopping e um cara ficou me encarando muito. Deve ter pensado: ‘Como uma mulher sem perna pode ser bonita e sensual?’. Conheço várias que são.”

Além de tudo isso, Marinalva ainda luta por uma sociedade mais igualitária e inclusiva: 

“Existem mulheres lindíssimas e que, por acaso, têm alguma deficiência. Podemos mostrar sua beleza e garra de forma real. […] O que precisamos nesse momento é de coragem para nos reerguermos, assumirmos nossas deficiências e fazermos delas um bom motivo para encarar todas as diversidades. Não somos todos paralímpicos, mas somos todos brasileiros, com necessidades, sonhos, decepções e grandes alegrias. A essência não se difere pelo corpo, mas, sim, pela alma.”

Primeira participante com necessidades especiais na história do Big Brother Brasil, Marinalva promete lutar, com garra e dignidade, nas provas da casa – sejam elas de resistência ou não.

 

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido