A atuação e o protagonismo negro na área cultural estarão em destaque no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires ao longo do mês de julho. Curso e mostras fazem parte da programação. As atividades são gratuitas e voltadas para instituições de ensino, grupos ativistas e profissionais de comunicação, bem como para a comunidade em geral.
Entre as atividades está a ‘Mostra Protagonismo Negro no Cinema’, curadoria de filmes selecionados do acervo CineSesc, que ocorre em várias unidades do Rio Grande do Sul. O primeiro filme foi exibido na última quinta-feira, 26. Em cada sessão são apresentadas narrativas dirigidas e protagonizadas por pessoas negras, visando gerar visibilidade às produções. Cada exibição inicia às 19h e ocorre na Sala Multiuso do Sesc, na rua Jacob Becker, 1676.
“A mostra é uma oportunidade para dar visibilidade a realizadores negros, tanto africanos quanto brasileiros, e de oportunizar para a população venâncio-airense acesso a sessões de cinema gratuitas de altíssima qualidade”, destaca o auxiliar de Programas Sociais do Sesc Venâncio Aires, Vitor Augusto Vogt, que organiza a programação sob supervisão da agente de Programas Sociais Andréia Pinheiro.
Ela observa que as produções audiovisuais resgatam memórias, rompem estereótipos e celebram a criatividade. “A verdadeira transformação social começa quando as histórias são contadas por suas próprias vozes, e a mostra permite este olhar, mergulhando em narrativas dirigidas e protagonizadas por pessoas negras”, salienta.
Calendário de sessões
3 de julho – Mami Wata (Nigéria)
10 de julho – Hienas (Senegal)
24 de julho – Um dia com Jerusa (Brasil)
31 de julho – Estranho caminho (Brasil)
Curso
Além da mostra, a unidade do Sesc de Venâncio Aires recebe o curso ‘Cinema negro: história, cineastas e linguagens’. A formação será ministrada por Daniel Rodrigues, no dia 19 de julho. Com atividades na manhã e à tarde, o curso terá duração de seis horas, com certificado de conclusão para os participantes. Interessados, maiores de 14 anos, podem se inscrever pelo site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais. Mais informações podem ser obtidas no Sesc ou pelo WhatsApp (51) 3741-5668.
Sobre o palestrante
Natural de Porto Alegre, Daniel Rodrigues é jornalista, crítico de cinema, radialista, escritor e blogueiro. É atual presidente e fundador da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs). Participou da comissão de seleção e de júri da crítica das edições 49 e 52 do Festival de Cinema de Gramado. Como escritor, é autor do livro ‘Anarquia na passarela: a influência do movimento punk nas coleções de moda’, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura em 2013, e a coletânea de contos ‘Chapa Quente’, além de contos publicados em antologias.