gelateca rotary club venâncio aires
População pode retirar, trocar e doar obras literárias na Gelateca (Foto: Divulgação)

Desde a manhã de quinta-feira, 22, o acesso à leitura ficou ainda mais fácil para os venâncio-airenses, com a inauguração da Gelateca na Praça Henrique Bender, a Praça Evangélica. Por meio de projeto do Rotary Club Venâncio Aires, uma geladeira em desuso foi instalada na praça e serve de prateleira a diversas obras literárias. 

O objetivo é que a população retire livros do local e, depois, volte para devolver a obra, trocá-la ou realizar uma doação, para que outras pessoas também tenham acesso gratuito à leitura.

gelateca rotary club venâncio aires
Primeiro ponto de troca de livros foi instalado na Praça Evangélica, próximo à pracinha (Foto: Divulgação)

O primeiro ponto de troca, conforme a diretora de Protocolo do clube de serviço, Fabiana Bergamaschi, servirá para avaliar o comportamento da população. Tanto a geladeira quanto os livros disponibilizados na Geloteca foram doados por rotarianos. A ideia, trazida de Capão da Canoa pelo rotariano André Puthin, é implementar Gelatecas em vários pontos da cidade.

A inauguração da Geloteca reuniu autoridades municipais e rotarianos, e integrou o calendário da 21ª Feira do Livro. Durante o ato, a gerente da unidade operacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Diane Lacerda Araújo, lembrou que a iniciativa vai ao encontro o tema da Feira do Livro deste ano: Ler é para todos. 

O presidente do Rotary Venâncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira, observou que as civilizações mudam e os livros permanecem como registros de suas histórias. “Quem não quiser ser esquecido, que escreva um livro”, complementou o autor de quatro obras literárias, sendo a última, Contos & Pingos, lançada na feira do ano passado. 

gelateca rotary club venâncio aires
Inauguração ocorreu na manhã de quinta-feira (Foto: Divulgação)

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome