Jovem aposta no cultivo de cenoura em Venâncio Aires

-

O cultivo da cenoura para escala comercial ainda não é algo muito comum entre os agricultores de Venâncio Aires. Alguns produzem para o consumo próprio, outros para atender programas institucionais e feiras, ou até mesmo para agroindústrias. Porém, o número ainda é baixo se comparado com aqueles que cultivam alface, repolho e tempero verde.

O jovem Anderson Luís Posselt, 23 anos, decidiu arriscar. O produtor de Vila Teresinha é um dos dez venâncio-airenses que cultivam a cenoura em escala comercial, tendo como mercado a feira e mercados institucionais.

Na sala de casa, uma pilha de certificados representa os cursos e treinamentos que participou. Há cinco anos, Posselt decidiu permanecer no interior e junto da mãe, Nelsi, iniciar com o cultivo de hortaliças, dentre elas, a cenoura. “No início era uma renda extra além do tabaco. Mas eu queria mais, queria ir além”, enaltece.

Há cerca de dois anos, o cultivo de hortaliças foi intensificado e elas se tornaram a cultura principal na propriedade. Junto com essa vontade de arriscar, o jovem iniciou a produção em grande escala de diversos produtos, como pepinos e morangos em estufa, beterraba, cebola, alho, brócolis, tempero verde e cenoura. Hoje, a meta é iniciar a transição das terras para orgânicas e, no futuro, até buscar a certificação orgânica.

O que chama atenção é a produção em grande escala. “Tudo passa de mil unidades”, menciona o agricultor. Um dos exemplos são as cenouras que estão distribuídas em vários canteiros. Posselt cultiva a cenoura há três anos e, a cada ciclo, aumenta a quantidade de sementes. Neste ano, por exemplo, foram 300 gramas de semente, o que rende uma média de três mil mudas. Conforme o jovem, cerca de 80% germinam e podem ser colhidas. A expectativa para essa safra é colher 1,4 mil quilos da raiz.

O diferencial é que neste terceiro ano o agricultor utilizou uma semeadeira para plantar a cenoura. “Isso facilitou o serviço. A máquina é puxada à mão e tem regulagem para o tamanho das sementes. Consigo utilizar ela para plantar rúcula, que tem o grão bem pequeno, e a beterraba que tem a semente maior”, comenta.

Máquina de semear cenoura
No terceiro ano de cultivo, jovem apostou na utilização de uma máquina manual para semear as cenouras em canteiros (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

As duas variedades de cenouras semeadas são Melissa e Ferracini, ambas com um ciclo de aproximadamente quatro meses no solo até chegarem ao ponto de serem colhidas. “As pessoas têm a falsa visão de que a cenoura é demorada. Mas se você se organiza, planta em ciclos, começa a colher e sempre tem”, frisa Posselt.

Segredos do cultivo de cenoura

Um dos grandes segredos do produtor é semear a cenoura e, no mesmo dia, colocar uma camada fina de serragem no canteiro. “Logo em seguida, é bom umedecer essa serragem e, a cada três dias, molhar. Em no máximo três semanas, a cenoura estará germinada. O segredo é oferecer umidade e terra boa”, explica o agricultor.

A meta é ampliar a produção das hortaliças no próximo ano. Um aumento gradativo que precisará de mão de obra a ser contratada. Hoje, Posselt tem o auxílio da mãe Nelsi e do sobrinho Christian. “Eu sempre fui do interior, me criei aqui, eu não vou parar com essa cultura. Isso me motiva.”

Posselt já conta com um açude para auxiliar na irrigação dos morangos e pepinos em estufa, mas o próximo passo é colocar a irrigação nos canteiros de chão. Por residir em um ponto estratégico, próximo de outros municípios como Cruzeiro do Sul, Santa Clara e Mato Leitão, ele não descarta a possibilidade de, no futuro, criar estratégias de comercialização para localidades vizinhas além de Venâncio Aires. “O segredo para cultivar cenoura, ou qualquer hortaliça é amor no que se faz, água à vontade e um solo rico em nutrientes.”

“Apesar de poucos produtores apostarem na cenoura em grande escala, dispomos da raiz na feira e o diferencial dos produtores locais é a qualidade e o frescor do produto, além de cadeias curtas de comercialização”

DJEIMI ISABEL JANISCH – Extensionista rural da Emater

Cultura rentável

Conforme o escritório local da Emater/RS-Ascar, no município, são apenas 1,5 hectare de cultivo da raiz. “É uma cultura rentável, mas a maioria dos produtores ainda planta em pequena quantidade. Um dos motivos é o investimento em semente, pois ele é considerado elevado devido ao grande número de sementes. Isso, às vezes, inibe o produtor”, observa a engenheira agrônoma Djeimi Isabel Janisch.

A média, segundo a Emater, é de cinco a oito quilos de produção por metro de canteiro. “A cenoura é uma espécie exigente de solo em fertilidade e condição física. Para alcançar um bom comprimento, a raiz precisa de solo leve e descompactado. Sempre reforço que um solo leve, bem trabalhado, com uma boa quantidade de matéria orgânica é o cenário ideal”, reforça Djeimi.

10 – é o número de produtores que cultivam a cenoura em escala comercial, em Venâncio Aires.

Curso

A Emater está organizando de forma regional um dia de campo com manejo orgânico de cenoura, em Venâncio Aires. A ideia é realizar a atividade no mês de dezembro. A demanda surgiu dos próprios produtores e devido à baixa produção local e demanda de mercado. A formação será voltada para produtores da região, envolvidos com cooperativas.

Segredos do plantio da cenoura

*Dicas da engenheira agrônoma da Emater, Djeimi Isabel Janisch

  • Semeadura: o ideal é semear a cenoura em linha nos canteiros.

  • Germinação: a semente da cenoura é pequena, por isso, não se deve enterrar muito. A umidade do solo constante favorece a germinação.

  • Raleio: após a germinação, é aconselhado escolher uma ou duas mudas – as mais vigorosas – para continuar o cultivo. As menores podem ser descartadas – esse processo é chamado de raleio. “Favorece o arejamento das plantas e evita doenças folhares e queima de folhas. O raleio deve ser feito o mais cedo possível, quando a planta tiver uns 10 centímetros de altura”, cita Djeimi.

  • Cuidados: Por ser uma cultura de ciclo longo é natural que o inço venha. “Se plantar em linha, depois do raleio o produtor pode cobrir a entrelinha com palha ou maravalha isso abafa o inço, além de segurar a umidade do solo.”

LEIA MAIS: A trajetória de agricultores que apostaram na produção orgânica, em Venâncio Aires

3 benefícios da cenoura

  1. Mantém o bronzeado – Consumir cenoura durante o verão pode ajudar a manter o bronzeado durante mais tempo. Pois, os beta-carotenos e a luteína estimulam a pigmentação da pele, favorecendo o seu bronzeamento natural.
  2. Melhora a digestão –  A cenoura é rica em fibras alimentares solúveis e insolúveis conhecidas por proporcionarem saciedade e ajudarem no emagrecimento saudável, essas substâncias também melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação, ajudam a controlar a glicemia sanguínea e a reduzir os níveis de LDL, o chamado colesterol ‘ruim’.
  3. Protege a visão – A cenoura atua na proteção da visão, diminuindo os riscos da degeneração macular. A cenoura é rica em beta-carotenos, que são substâncias precursoras da vitamina A.

Receita de suco de cenoura

Suco de cenoura

  • 4 laranjas médias
  • 2 cenouras pequenas
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

Esprema as laranjas e coloque o suco em um liquidificador. Após higienizar as cenouras, corte-as em rodelas e acrescente-as junto ao suco da laranja. Bata para incorporar bem os ingredientes e adicione açúcar a gosto. Sirva gelado

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido