Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires da segunda-feira, 11, o vereador Ricardo Bergmann Landim (PSL) falou sobre a necessidade de curso pré-vestibular popular, com foco na população de baixa renda. Nos últimos dias, o membro do Legislativo iniciou pesquisas e contatos com instituições de Porto Alegre em busca de informações para a viabilidade e futura implantação do projeto.
Segundo Landim, atualmente não há cursinhos na cidade. Desta forma, estudantes que desejam preparar-se para o ingresso à universidade precisam deslocar-se a municípios vizinhos. A proposta busca democratizar esse acesso, sobretudo de quem está à margem social, potencializando o êxito de alunos carentes à entrada a universidades públicas ou tornando-os aptos garantir bolsa de estudo em instituições privadas.
Um dos exemplos de conhecimento do vereador é a Organização Não Governamental (ONG) Resgate Popular, de Porto Alegre, que desde 2002 realiza um trabalho que resultou na aprovação de diversos jovens carentes da Capital em universidades. “Estamos em contato para conhecer como funciona este e outros projetos. Se dá certo em outros municípios, vamos estudar uma forma de tornar real também para Venâncio”, ressalta Landim.
Formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Landim aponta que a educação proporcionou a ele, bem como a seus familiares, uma vida melhor, ampliando seus horizontes. Para o vereador, “a educação é a ferramenta capaz de transformar a realidade de um povo. Ter, no município, um curso pré-vestibular comunitário permitiria que jovens e adultos atualmente sem as devidas condições financeiras, tenham acesso a novas oportunidades”.
LEIA MAIS:
Presidente da Câmara sugere criação de lago artificial em Venâncio Aires