PÉ NA ESTRADA
Por Ana Flávia Hantt
Em setembro de 2019, recebemos como um presente de anfitriões norte-americanos, ingressos para assistir ao musical Frozen, na Broadway, em Nova Iorque. Na época, a produção, baseada no filme-sensação da Disney, estava em cartaz há pouco mais de um ano e tivemos a oportunidade de assisti-la com o elenco original.
Com custo de US$ 35 milhões, o musical era destinado ao público adulto, com enredo reescrito para se aprofundar na psique das personagens principais. (Ainda assim, um aviso no início do espetáculo alertava a plateia de que era proibido cantar no meio do show – uma regra que faz todo o sentido já que ‘Let it go’ é um dos maiores hits da Disney de todos os tempos.)
Mal pensávamos, na época, que pouco mais de meio ano depois, todos os espetáculos da Broadway seriam cancelados e, alguns, nunca retornariam, mesmo ao fim da pandemia. Esse é o caso de Frozen, que encerrou atividades de forma permanente em março de 2020. Há previsão da peça estrear em Sydney, Londres, Tóquio e Hamburgo ao fim da pandemia.
Oportunidade
Quem deseja conferir o musical, no entanto, tem agora uma oportunidade. A Disney Cruise Line, companhia de cruzeiros da Disney, disponibilizou a íntegra do musical gravado diretamente do Walt Disney Theatre de um de seus navios. A produção de pouco mais de uma hora pode ser vista neste endereço: https://disney.com.br/disney-momentos-magicos.
Musicais x pandemia
Em março de 2020, os 41 teatros da Broadway, em Nova Iorque, suspenderam atividades e não reabrirão até, pelo menos, junho de 2021. Ainda assim, muitos experts da área dizem que os espetáculos devem retornar apenas quando a pandemia estiver totalmente superada, já que as peças são muito caras para serem viabilizadas apenas com metade da capacidade de público, por exemplo. Estima-se que 52% dos trabalhadores perderam seus empregos.
Se você estiver planejando uma viagem para os próximos anos, vale muito a pena reservar um espaço no orçamento para os musicais. As produções são de tirar o fôlego. Nova Iorque, Londres e Melbourne são algumas das capitais referência nesse tipo de espetáculo.
LEIA MAIS:
Alguns dos melhores destinos turísticos do Peru para viajar em 2021