“Precisamos de lockdown em todo RS no fim de semana”, defende prefeito de Venâncio Aires

-

Em pronunciamento realizado na tarde desta quinta-feira, 4, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, defendeu que todos os municípios gaúchos façam lockdown neste sábado e domingo, a exemplo do que a Capital do Chimarrão fez no fim de semana passado. “Precisamos de lockdown em todo RS”, apelou Jarbas.

No começo da tarde, o prefeito de Venâncio Aires confirmou à reportagem da Folha do Mate e Terra FM, que os municípios do Vale do Rio Pardo farão o lockdown (termo em inglês que significa confinamento) neste fim de semana, independente do anúncio do governador do Estado, Eduardo Leite. “Espero que os demais municípios sigam o nosso exemplo. Agora é hora dos gaúchos se unirem”, conclamou. O lockdown em Venâncio terá vigência das 5h de sábado, 6, até as 5h de segunda-feira, 8. O texto do decreto, adiantou Jarbas, será baseado nas mesmos termos do decreto que instituiu lockdown na semana passada.

Segundo o chefe do Executivo, as horas de lockdown são necessárias para desafogar os hospitais do Rio Grande do Sul. “A situação é caótica, é dramática”, desabafou. Durante a transmissão, Jarbas cobrou do Estado decisões firmes e rápidas. “A morte não espera e a cada dia estamos perdendo mais entes queridos, mais amigos. Vamos perder muitas vidas, muitos amigos ainda”, lamentou. Jarbas, que é médico, projeta que as próximas semanas ainda serão de dificuldades e pediu apoio da população para que os protocolos sejam respeitados. “Se cuide, não faça aglomerações”, pediu.

“O protocolo é injusto com os pequenos negócios”

No pronunciamento realizado na tarde desta quinta-feira, 4, Jarbas da Rosa também se dirigiu aos empresários do município, após manifestação realizada nesta tarde, na região central de Venâncio Aires.

Segundo ele, o decreto estadual que está em vigência, e determina os protocolos de bandeira preta, é injusto com os pequenos negócios. “Ideal seria ter uma pequena flexibilização para que os pequenos negócios possam, pelo menos, atender os clientes, manter atividades”, disse o chefe do Executivo.

Ele informou que foi remarcada para esta sexta-feira, 5, uma reunião entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Governo do Estado, quando as demandas empresariais devem ser colocadas em pauta. “Quem faz o decreto que devemos cumprir é o governador”, disse o prefeito, ao explicar aos venâncio-airenses que os Municípios não podem alterar ou descumprir as normas estabelecidas pelo governo estadual. 

LEIA MAIS:

Prefeito de Venâncio Aires confirma lockdown em todo Vale do Rio Pardo no fim de semana



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido