Na segunda-feira, 10, termina a primeira etapa de vacinação contra a Influenza em Venâncio Aires. Nesta fase, foram imunizadas crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas. Na terça-feira, 11, tem início a segunda etapa da vacinação, que contempla idosos com 60 anos ou mais e professores da rede pública e privada de educação.
A vacina pode ser feita em todos os postos de possuem salas de vacinação. O posto de saúde Central continuará priorizando a aplicação de vacinas em gestantes, puérperas e crianças, pois quem perdeu a imunização na primeira etapa, ainda pode receber o imunizante até o final da campanha.
De acordo com a enfermeira coordenadora do setor de imunizações da prefeitura, Roselene Heinen, a primeira etapa irá encerrar com números bem baixos pois o público-alvo destes grupos também não é grande. “Agora na segunda fase acredito que a quantidade de vacinas aplicadas deverá aumentar”, afirma. A porcentagem total de imunização até o momento em Venâncio Aires é de 8,8%. A meta é atingir 90% de imunização do público-alvo até o final da campanha.
- Para receber a vacina contra a gripe, idosos devem levar o cartão do SUS, documento com foto e carteira de vacinação (aquela que tenha o registro da vacina contra a Covid-19, aos que já receberam, já que o intervalo entre uma vacina e outra deve ser de 14 dias). Os professores, devem levar um documento que comprove sua vinculação ativa com alguma instituição educacional, cartão do SUS e carteira de vacinação.
Número de vacinas aplicadas e porcentagem atingida por público
- Crianças – 1.692 – 39%
- Gestantes – 253 – 41%
- Puérperas – 68 – 68%
- Trabalhadores da saúde – 519 – 33%
Postos de Venâncio que possuem salas de vacinação
- Bairros: Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar, Gressler e Mariante.
- Centro: Unidades de Saúde do bairro Gressler, Santa Tecla e Central.
- Interior: Unidades de Saúde de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro e Vila Santa Emília.
Terceira etapa
A terceira e última etapa tem início no dia 9 de junho e finaliza a vacinação contemplando a vacina para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.
LEIA MAIS: