Pelo Mundo – Uma parada cultural para aprender um pouco mais do que existe por aí

-

Segunda parada: Espanha

O Pelo Mundo está na segunda parada. Após a primeira passagem pela Alemanha – se você perdeu, pode conferir a matéria no site da Folha do Mate -, aterrissamos em um país que ficou muito conhecido por uma série famosa sobre um assalto a um banco (La Casa de Papel). Alguém falou em Espanha? Isso mesmo! Para as dicas desta edição, o engenheiro civil Luiz Felipe da Silva, de 26 anos, que mora em Barcelona, na região da Catalunha, foi o responsável por mostrar um pouco mais do que há no país.

O venâncio-airense mudou-se para a Europa há um ano, juntamente da esposa María Tenório, de 23 anos, para fazer o mestrado e ir em busca de novos rumos profissionais. “A minha vontade de morar fora vem do meu intercâmbio realizado na Polônia entre 2018 e 2019, quando cursei um semestre do meu curso de Engenharia Civil na Kielce University of Technology”, afirma. Atualmente, ele faz o mestrado na área de engenharia de estruturas e da construção, na Universidad Politecnica de Catalunya.

Luiz Felipe da Silva tem 26 anos, e mora em Barcelona, na Espanha. (Fotos: Luiz Felipe da Silva / Divulgação)

Coleta seletiva consciente

Um dos pontos destacados pelo estudante é a separação de lixo. Em Barcelona, são dispostos vários contêineres com cores diversas para indicar os materiais que devem ser depositados. Dessa forma, a Prefeitura consegue fazer o recolhimento separado dos rejeitos e fazer o descarte correto.

Verde – Vidro; Azul – papel e papelão; Amarelo – plástico e metal; Marrom – todos resíduos orgânicos; Cinza – sujeiras e materiais em geral.

Bicicletas para locomoção

Já pensou em alugar uma bicicleta para agilizar a locomoção? Para auxiliar, existe o aplicativo Bicing, por meio do qual pode-se fazer o aluguel de uma bike e andar pela cidade por um preço bem acessível. O valor é cobrado pelo tempo de uso.

O engenheiro afirma que essa prática é possível graças às ciclovias que existem em toda a cidade, o que permite mais segurança ao ciclista.

O uso da bicicleta na cidade é possível por conta das ciclovias.

Feirinhas ecológicas

Aos sábados, são realizadas feiras ecológicas onde encontram-se verduras orgânicas, cervejas artesanais, vinhos e outros. Também, há sempre alguém tocando uma música tradicional da cidade, o que torna um ambiente diferente e bacana para passar o tempo em família.

Feiras ecológicas são comuns na cidade.

Cultura histórica e leitora

O que mais chama a atenção do venâncio-airense Luiz Felipe da Silva, em Barcelona, é a preservação histórica. Conforme ele, a região é marcada pela arquitetura preservada e há uma valorização da originalidade das construções, principalmente nos pontos turísticos.

Sobre a leitura, Luiz comenta que há grande estímulo midiático por parte do Executivo para incentivar as pessoas a utilizarem as bibliotecas, de acesso livre para a população. Há uma infinidade delas espalhadas por toda cidade. Ainda, acrescenta que no site da Prefeitura, existe a possibilidade de fazer a pesquisa da biblioteca mais próxima e obter informações sobre ela.

Além disso, o jovem comenta que, em metrôs, há a comercialização denominada ‘Livros Solidários’, e as pessoas podem adquirir uma obra por um valor simbólico.

Sobre a Espanha

Capital: Madrid

População: 46,5 milhões

Idioma: Espanhol

Moeda: Euro € = 1 euro equivale a cerca de R$ 5,40

Localização: Europa Ocidental

Fuso horário: 5h a mais do Brasil, no verão, e 4h no inverno

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido