Localizado às margens do Rio Jacuí, o Balneário Monte Alegre, a 30 quilômetros do centro de Vale Verde, é considerado a melhor praia do Jacuí e oportuniza uma mistura de natureza, lazer, diversão e descanso. Atualmente, o local conta com camping para descanso dos turistas, banheiros públicos, churrasqueiras, iluminação e guaritas com guarda-vidas, além, é claro, das águas do rio.
Inaugurado há mais de 40 anos, começou o crescimento há cerca de 30 anos, quando aumentou o número de casas. Atualmente, são, aproximadamente, 300 casas no local.
Para a temporada de verão, que será aberta em 17 de dezembro, está programada uma cavalgada dos tradicionalistas da região e, ao chegar no local, uma apresentação artística – ainda sem definição. Durante a temporada – que deve ser encerrada em março – devem ser realizados shows aos fins de semana e, também, torneios esportivos, como vôlei de praia e futebol.
Não são cobrados valores para ingressar no balneário, somente uma taxa para pagamento de iluminação pública e das barracas para quem utiliza o camping. O valor da taxa diária depende de quantos equipamentos requerem energia elétrica, o que é avaliado por um fiscal. O local estará aberto das 9h às 12h, e das 13h30min às 18h. O contato para visitas é com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, no (51) 3655-9092.
Guarda-vidas
Em setembro, o prefeito Carlos Gustavo Schuch (MDB) esteve reunido com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Cruz do Sul, tenente-coronel Claiton Fernando Marmitt. Um dos assuntos abordados foi a Operação Golfinho para o Balneário Monte Alegre.
Neste veraneio, pela primeira vez, haverá duas guaritas com salva-vidas, mas somente se tiver, no mínimo, cinco aprovados no curso que os candidatos terão que fazer para atuar como guarda-vidas. Ao final do treinamento, que será ministrado em Tramandaí e deve ser encerrado no mês de novembro, os melhores pontuados poderão escolher onde querem atuar como guarda-vidas, dentro da região do 6ª Batalhão.
Segundo o assessor de comunicação da prefeitura de Vale Verde, Cláudio Froemming, as guaritas estão encaminhadas e aguardam a decisão se serão uma ou duas, a depender do número de guarda-vidas que passarão no curso. Sendo assim, o balneário deve contar com guarda-vidas de terças a domingos, com folgas na segunda-feira.
Projetos
De acordo com Froemming, entre os planos da Administração está a construção de novos banheiros públicos, que devem contar com melhorias e chuveiros, a construção de um deck na frente do Balneário e, se for possível, a instalação de iluminação pública no trecho da orla.
Em entrevista ao programa Terra Em Uma Hora, da Rádio Terra FM, o prefeito Carlos Gustavo Schuch afirmou que a principal melhoria buscada está relacionada à estrutura dos banheiros, projeto que deve ser iniciado ao final do ano. “Estamos dando uma atenção especial ao balneário, temos um funcionário fixo para manter a limpeza, também dedicamos um esforço na segurança e investimentos no acesso, o que melhorou em comparação a anos anteriores”, frisou.
Como chegar
Para chegar ao local, no sentido de quem se desloca das cidades de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, é preciso acessar o entroncamento da RSC-287 com a ERS-405 e seguir por 20 quilômetros até Vale Verde. Posteriormente, seguir pela ERS-244 por mais 20 quilômetros e, assim, chegar em uma estrada de chão e seguir por mais 10 quilômetros. Em deslocamento do município de General Câmara, são 30 quilômetros até o Balneário Monte Alegre.