Um dos cânceres mais comuns entre os homens é o de próstata. Buscar promover a prevenção ou agilizar tratamentos, o Município mantém um programa para exames no público masculino.
Na rede pública de saúde, nos postos e Hospital São Sebastião Mártir, uma rede é formada para identificar casos de câncer. Há 15 anos a prefeitura mantém o sistema, que é coordenado pelo doutor e médico urologista, Ivan Seidel.
Segundo ele, os clínicos gerais que atendem em postos de saúde buscam pedir exames ambulatoriais para buscar informações a partir de coleta do sangue, para identificar níveis de PSA. Se confirmado alterações em níveis de PSA, uma etapa seguinte é realizada com o paciente, em consultórios.
Após a confirmação de um possível câncer, o paciente é encaminhado ao hospital Ana Nery, referência para Venâncio Aires em tratamentos oncológicos. O tratamento de câncer de próstata é feito levando-se em consideração a idade do paciente. São três formas: intervenção cirúrgica, radioterapia ou quimioterapia.
Câncer de próstata – diagnosticado no início pode ter 90 por cento de chance de cura. Se detectado em estágio avançado, chances de cura são de 10% a 20%.