Potencial imobiliário de Venâncio Aires em constante crescimento

-

Um momento para discutir potenciais, melhorias e especificidades do mercado imobiliário de Venâncio Aires. Na última terça-feira, 27, foi realizada mais uma edição do painel Gente & Negócios 2024, promovido pela Folha do Mate e Rádio Terra FM 105.1, com o tema ‘Mercado imobiliário: oportunidades, investimentos e políticas públicas para acesso a moradias’.

Participaram do bate-papo o corretor de imóveis e sócio-proprietário da Aliança Imóveis, Juliano Ferreira; o corretor de imóveis e sócio-proprietário da Imóveis Kist, Telmo Kist; e a secretária de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires, Deizimara Souza.

No painel, mediado pela jornalista Letícia Wacholz, eles falaram sobre os potenciais do município e o que pode ser feito para avanços ainda mais significativos. Segundo eles, nos últimos anos, a Capital do Chimarrão tem apresentado aumento de construções na área oeste, nos bairros Bela Vista e Santa Tecla, bem como no Distrito Industrial e bairro Universitário. “A região que liga o bairro Coronel Brito ao bairro Universitário também é um caminho natural de crescimento”, comentou Kist. Ferreira destacou ainda as regiões próximas da RSC-287, que, devido à duplicação da rodovia, devem agregar valor e serem mais buscadas. Atualmente, Venâncio Aires tem 143 loteamentos.

Infraestrutura

A importância da pavimentação asfáltica e infraestrutura das ruas foi comentada também como algo essencial para o crescimento das regiões e potencial comercial e residencial. “A obra da avenida Ruperti Filho é um exemplo que o local se tornou atrativo por ficar mais bonito. Precisamos pensar em outros pontos para fazer o mesmo. As pessoas buscam bem-estar”, observou Ferreira.

Plano Diretor

Outra pauta destaque do painel foi o Plano Diretor do município, que será atualizado. Deizimara apontou que uma revisão é necessária para nortear o desenvolvimento total da cidade, com ações em conjunto para a região. “Não só revisar, mas, se for preciso, refazer o plano diretor. E para isso é necessário o envolvimento e as ideias de muitas pessoas”, pontuou.

Segundo a secretária de Planejamento, um estudo hidrológico será contratado pela Prefeitura de Venâncio Aires, e realizado em parceria com municípios do Vale do Taquari e Rio Pardo, para definir as intervenções necessárias para prevenção e diminuição do impacto dos eventos climáticos, para ser considerado no novo Plano Diretor. “A cidade é o meio ambiente modificado. É preciso este estudo para avançar, modificar e repensar o desenvolvimento do município”, salientou Kist.

Uma alternativa sugerida pelos corretores de imóveis, em razão dos preços elevados dos terrenos por conta das obras de infraestrutura necessárias na abertura de um loteamento, é a redução do tamanho mínimo dos terrenos, visto que as residências financiadas pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida (MCMV)’ são menores. Deizimara lembrou que toda e qualquer mudança só é permitida mediante audiência pública e participação das pessoas para a realização do plano de mobilidade.

Veja a transmissão completa:



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido