A partir da próxima segunda-feira, 13, a comunidade venâncio-airense passará a contar com um novo Centro de Especialidades Médicas. O prédio da UBS Central, na rua Reynaldo Schmaedecke, que abrigava o Centro Materno Infantil (Cemai) até junho, passa pela reta final de uma série de reformas e deve ficar pronto já neste final de semana.
“A nova localização facilita para a população porque está na região central, tem mais áreas de estacionamento e sem cobrança (sem rotativo). É mais acessível para todo mundo ir”, explicou o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, nesta terça-feira, 7. A comparação do titular da pasta é com a então sede do Centro de Especialidades Médicas, um prédio alugado na rua Júlio de Castilhos, onde ficou por dois anos.
A obra, na área de 354,29 metros quadrados, é feita pela empresa Toguse Construções Ltda, de Santa Clara do Sul, e fornecerá adequação de piso, reforma nas paredes e no teto, além disso, o telhado também passou por reforma, o que não estava previsto inicialmente. Também foram modificados a rede elétrica e o encanamento, tanto de água, como de esgoto.
Rosa pontuou que a reforma deve terminar até sexta-feira, 10, e a mudança com a mobília está agendada para sábado, 11. No novo local, serão oferecidos dois cardiologistas, um urologista, um vascular, um gastroenterologista, um traumatologista, um neurologista e um dentista. Além disso, há a possibilidade de se disponibilizar também um clínico geral. Por isso, o local deve ter seis consultórios médicos, um consultório odontológico e sala de esterilização.
Além do Centro de Especialidades, também em, anexo, atuam Setor de Imunizações, Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi), farmácias estadual e municipal e Vigilância Epidemiológica.
Profissionais no Centro de Especialidades Médicas de Venâncio
- Dois cardiologistas
- Um urologista
- Um vascular
- Um gastroenterologista
- Um traumatologista
- Um neurologista
- Um dentista
*Prefeitura também pretende colocar clínico geral no prédio.
ESF Mariante
Durante a entrevista, Alan Flores da Rosa também esclareceu que os atendimentos médicos e odontológicos em Vila Mariante, no interior do município, seguem pela unidade móvel disponibilizada pela Prefeitura.
Recentemente, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Mariante recebeu uma revitalização, como pintura e disponibilização dos banheiros. Além disso, o prédio ficará aberto para que a comunidade do 2º distrito possa aguardar os atendimentos em um local coberto. Como explicou o secretário, principalmente nos dias de chuva, muitas pessoas não tinham onde esperar. “Antes a gente armava um toldo, mas não era o suficiente”, contou.
Os atendimentos seguem semanais, nas quartas-feiras pela manhã, das 8h às 12h. No local ficam um médico, um dentista e uma farmacêutica.