Em reunião realizada na noite da quinta-feira, 2, os vereadores que deram suporte para a eleição da chapa encabeçada por Helena da Rosa (MDB) para a Mesa Diretora do Legislativo, encaminharam os nomes para substituição dos cargos em comissão (CCs) exonerados da Câmara. Além de Lovane Fischer, que já tinha sido confirmada como nova diretora-geral, outros sete nomes foram indicados. Apenas o vereador Sid Ferreira (PDT) não participou do encontro e não definiu quem será indicado para uma vaga de chefe de setor.
Entre os escolhidos pelos parlamentares, três já trabalham na Câmara Municipal de Venâncio Aires: Darlan Rieger, assessor de Nelsoir Battisti (PSD), foi indicado para a função de diretor legislativo; Cristiano Kaufmann, assessor de Tiago Quintana (PDT), é cotado para a vaga de chefe de gabinete; e Douglas Staub, assessor de André Puthin (MDB), deve ‘herdar’ um dos dois CCs destinados para o Departamento Jurídico da Câmara.
Além de Lovane Fischer, que estava no Legislativo até agosto do ano passado e volta à Casa, outras que vão ‘reaparecer’ são Fernanda Bergmann – que já atuou como assessora de imprensa e terá nova oportunidade, indicada por Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) – e Alexandra Silveira, advogada indicada pela presidente Helena da Rosa (MDB) para o Departamento Jurídico. Finalizando, a Casa terá dois ‘debutantes’: Jeferson Ferreira, indicado por Ciro Fernandes (PSC) para uma vaga chefe de setor, e Fernanda Bauermann, nome encaminhado pela vereadora Izaura Landim (MDB) para atuar como diretora administrativa.
Lovane Fischer: Foi diretora-geral da Câmara até agosto, quando deu lugar à suplente de vereadora Tata Haussen, que em seguida se filiou ao PTB, partido ao qual Lovane também faz parte. É indicação da vereadora e presidente da Casa, Helena da Rosa (MDB) e está exercendo a função desde quinta-feira, 2. Lovane já revelou, inclusive, que está de malas prontas para retornar ao MDB.
Cristiano Kaufmann: Técnico em Agroindústria, com passagem pelo Executivo e Sine e atual assessor parlamentar de Tiago Quintana (PDT), foi indicado pelo vereador para o cargo de chefe de gabinete, que ficou vago com a exoneração de Jaqueline Gonçalves dos Santos.
Darlan Rieger: Atual assessor parlamentar de Nelsoir Battisti (PSD) e formado em Administração, foi indicado pelo vereador para o cargo de diretor legislativo, função em aberto com a exoneração de Franciele Wildner.
Fernanda Bergmann: Jornalista, já atuou na assessoria de comunicação do Legislativo e foi indicada pela vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) para retornar ao cargo, para suprir a saída de Giuliane Giovanaz.
Douglas Staub: Formado em Direito e atual assessor parlamentar de André Puthin (MDB), foi indicado pelo vereador para uma das vagas do departamento jurídico, abertas com as exonerações de Mateus Deitos da Rosa e de Eduardo Birkhan.
Alexandra Silveira: Formada em Direito, foi indicada pela vereadora Helena da Rosa (MDB) para uma das vagas do departamento jurídico.
Fernanda Bauermann: Também formada em Direito, foi indicada pela vereadora Izaura Landim (MDB) para a função de diretora administrativa, que está vaga após a saída de Fabiana Stein Silveira.
Jeferson Ferreira: Recém-formado em Direito, foi indicado pelo vereador Ciro Fernandes (PSC) para assumir uma das vagas de chefe de setor, que precisam ser preenchidas em razão das exonerações de Marco de Brito Lopes e Denise Uhlmann. Denise era a única ‘poupada’ dos cargos em comissão (CCs) ligados ao governo, mas também sairá da Câmara.
Importante: O vereador Sid Ferreira (PDT) ainda não definiu quem será o seu indicado para uma das vagas de chefe de setor. Ele foi o único dos oito parlamentares que elegeram Helena da Rosa (MDB) que não participou da reunião desta quinta-feira, 2, à noite. O pedetista disse à reportagem, nesta sexta-feira, 3, que está analisando “os quadros do partido para dar oportunidade a quem está sempre junto na nossa caminhada”.
O número de cargos em comissão (CCs) na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires é 9: diretoria-geral, diretoria administrativa, diretoria legislativa, chefia de gabinete, assessoria de imprensa, dois jurídicos e dois chefes de setor.
Além dos nove CCs informados nesta matéria, cada vereador tem direito a dois assessores parlamentares, o que contabiliza mais 30 cargos em comissão no Legislativo. A presidente da Mesa, Helena da Rosa (MDB), pode indicar um terceiro assessor, mas ela antecipou que não deve se valer da prerrogativa.
LEIA MAIS: Em sessão extraordinária, Helena da Rosa é eleita presidente da Câmara