Monumento à Bíblia começa a ser instalado em Venâncio Aires

-

Quem passa pela Praça Henrique Bender, desde o fim da manhã desta terça-feira, já percebe que há uma estrutura diferente no local. Trata-se do Monumento à Bíblia, que está sendo construindo na esquina das ruas Tiradentes e Voluntários da Pátria. O projeto é executado pelo escultor e artesão Marcos Datsch de Oliveira, 57 anos. O profissional ainda conta com a assessoria técnica de um arquiteto, que auxilia nos cálculos estruturais da obra.

A construção da base e estruturação das vigas que sustentarão a Bíblia foram feitas em Travesseiro, município onde o profissional mora e tem um ateliê. Nessa terça-feira, 28, a estrutura, de 3,5 toneladas, foi instalada na Capital Nacional do Chimarrão com o auxílio de um caminhão guincho. O restante da obra será executado junto à praça, também conhecida como Evangélica.

De acordo com Oliveira, ontem ainda foi feita a concretagem da viga-mestre, que dá suporte para as páginas do livro. “Na segunda-feira começa o processo de montagem das páginas, a colocação de massa na tela, para formar o estuque, e fazer a modelagem da Bíblia”, explica. A segunda fase do projeto contempla a construção do mapa de Venâncio Aires, na base do monumento, onde estarão especificados dos distritos da Capital Nacional do Chimarrão.

Imagem do projeto e base já instalada na Praça Evangélica, onde o restante do trabalho será executado (Fotos: Divulgação e Rosana Wessling/Folha do Mate)

FINALIZAÇÃO

Segundo o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Marco Aurélio Holz, a previsão inicial era de concluir o Monumento à Bíblia até o dia 4 de fevereiro. No entanto, o escultor entrará com um pedido de prorrogação de prazo, que pode ser de, no máximo, 90 dias. “Pedimos para que ele agilizasse ao máximo a execução e que ele apresentasse para a Prefeitura um cronograma detalhando, o que vai ser entregue em cada tempo. Ele ficou de protocolar isso até sexta-feira”, relata.

A obra está orçada em R$ 42 mil e será custeada com recursos da Prefeitura, por meio de rubrica aberta na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O projeto para a construção do monumento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em sessão do Legislativo realizada em agosto do ano passado. A execução do projeto era uma reivindicação antiga do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Venâncio Aires (Compev).

SAIBA MAIS

  • Marcos Datsch de Oliveira é natural de Rosa Sales, município do Vale do Taquari. Além do monumento à Bíblia que está sendo construído em Venâncio Aires, ele já executou um projeto semelhante, porém de tamanho menor, em Cidreira.
  • Na lista de obras já executadas pelo escultor está a construção do casal Fritz e Frida, em Santa Cruz do Sul; do casal açoriano, em Taquari; do Monumento à Bergamota, no distrito de Bela Vista do Fão, em Marques de Souza; e do Monumento aos Imigrantes, no município de Imigrante.
  • O monumento à Bíblia terá uma base de 40 centímetros de altura. Da base, haverá uma haste de 40 centímetros que servirá de sustentação para o livro, que terá 2,1 metros e estará aberto. Serão 2,9 metros de altura, no total, e 7 metros de comprimento, com a posição solar voltada para o Norte/Nordeste.

LEIA MAIS: Luteranos contestam Monumento à Bíblia

*Texto atualizado às 17h03min. 



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido