Fórum de Educação de Venâncio começa nesta quarta-feira

-

Com o tema ‘A potencialidade da pesquisa na construção do conhecimento’, começa amanhã a segunda etapa do XIII Fórum Internacional e XVII Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires. O evento vai mobilizar em torno de mil profissionais da rede municipal de ensino. Além de palestras com educadores conhecidos no Brasil e no exterior, serão oficinas e trocas de experiências entre os colegas. “Investimos pesado na formação dos profissionais, pois acreditamos muito nela. Isso vai refletir nos alunos, na educação em sala de aula”, ressalta o secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique.

Ele explica que a primeira etapa do fórum foi realizada no início do ano letivo. Nesta semana, a programação conta com uma série de oficinas e palestras concomitantes, para grupos menores de professores, organizados de acordo com temáticas e níveis de ensino. Secretários, agentes e serventes escolares também terão atividades de formação.

As palestras serão destaque da sexta-feira, 21, no Clube de Leituras. Pela manhã, o doutor José António Marques Moreira, de Portugal, vai abordar o tema ‘Educação e pesquisa em ambientes digitais e virtuais’. Segundo Émerson Henrique, a palestra vai ao encontro do trabalho de informatização que tem sido realizado nas escolas, com a implementação do uso de notebooks e chromebooks em sala de aula.

O ponto alto do fórum será na sexta-feira à tarde, com palestra do professor, ator e escritor indígena Daniel Munduruku, sobre ‘História e cultura indígena aplicada à Educação Básica’. “Ele é doutor em Educação e pós-doutor em Literatura, tem um currículo extenso e certamente vai agregar muito”, ressalta o secretário de Educação. Ele lembra que o trabalho sobre a cultura indígena, assim como a afrobrasileira, é prevista por lei, mas, muito mais do que isso, o objetivo é trabalhar os temas pela conscientização, relevância social e educacional que eles têm.

O encerramento ficará por conta da palestra show ‘Arte como ferramenta de luta antirracista e educação’, com as instrumentistas Dejeane Arruée e Graziela Pires da ‘50 tons de preta’, eleita melhor banda de Música Popular Brasileira (MPB) do Sul do país.

Seminário virtual: práticas de professor para professor

O primeiro dia do evento, quarta-feira, será voltado aos profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), cujos alunos entram em recesso escolar (férias de inverno) a partir de amanhã. Na oportunidade, ocorrerá o III Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria de Educação.

“Será um momento de troca de experiências, de professor para professor, para conhecer o que tem sido feito dentro da nossa rede”, define Henrique. Professores da Educação Infantil já realizam o seminário ao longo do ano. Por conta disso, eles participam do Fórum apenas na quinta e na sexta-feira.

Emeis fechadas na quinta e sexta

• Devido à participação dos professores e servidores no Fórum de Educação, na quinta e na sexta-feira, 20 e 21, as Emeis de Venâncio Aires estarão fechadas. “É importante que os pais compreendam a relevância desse momento dos profissionais pararem, estudarem, para qualificar a prática diária nas escolas.” Nas Emefs, os estudantes já estarão em recesso escolar a partir de quarta-feira.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido