Pesquisa e desenvolvimento

Ciência gera conhecimento, fomenta o desenvolvimento de novas tecnologias, além de propiciar uma melhor qualidade de vida à humanidade. Através da sistematização de informações, a Ciência tenta explicar, descrever e prever determinados fenômenos a partir de procedimentos metodológicos próprios que possam ser constantemente verificados e reproduzidos. Com os sucessivos cortes orçamentários observados nos últimos anos, fazemos questão de renegar o futuro e não dar o devido valor à ciência e à tecnologia.

Recursos para o setor não são gastos, mas sim investimentos. Ciência e tecnologia são essenciais para o desenvolvimento do Brasil e podem trazer mais riquezas e oportunidades à população no longo prazo, de forma a reduzir a nossa dependência em relação a países desenvolvidos. Neste contexto, vou compartilhar um pouco da minha pesquisa de doutorado sendo realizada no Agriculture and Agri-Food Canadá.

A produção de aves e suínos passou por importantes transformações ao longo das últimas décadas, com o aumento da escala, do nível tecnológico e a integração com a indústria de abate e processamento. Apesar dos ganhos em performance, são atividades frequentemente questionadas pelo seu impacto ambiental e potencial poluidor. Neste contexto, é essencial identificar e incentivar sistemas de produção mais sustentáveis.

Considerando a relevância do tema, novas estratégias de alimentação, como a redução de proteína bruta da dieta e a utilização de enzimas exógenas, podem mitigar os impactos ambientais da produção de aves e suínos. Diminuir o uso de ingredientes de alto impacto ambiental na ração dos animais alteraria, também, a composição dos seus dejetos. Na foto, podemos observar biodigestores acoplados a um sistema que avalia as emissões de gases de efeito estufa a partir dos dejetos dos animais. Estamos avaliando o impacto de dietas alternativas que permitam uma redução do impacto ambiental da produção de aves e suínos, sem prejuízos à performance dos animais. Por uma produção agropecuária mais sustentável, onde todos saiam ganhando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques