A magia do bem-estar

Certa vez ouvi de uma pessoa a expressão “magia do bem-estar”. Pensei bastante a respeito e cheguei conclusão que, de uma forma ou de outra ela interage com todos nós. Pode ter feito parte do nosso passado, talvez até sem nos depararmos com sua presença. Pode fazer parte do dia a dia de hoje. Pode manifestar-se nos nossos sonhos, enfim, na nossa maneira de ser, na nossa vida.

Tentemos separar as palavras. O que é a magia? Temos a magia do sobrenatural, a magia negra, a magia da religião, do divino, da paisagem, das velas, do Harry Potter, do gestar de uma criança, das palavras, da lua, das cores, da cura …

O que vem a ser o bem-estar? O bem-estar pode estar se referindo à boa forma física, à boa saúde, aos bons fluidos, à beleza, à qualidade de vida, à nutrição, à ioga, às massagens, à terapia, ao contato com outras pessoas ou o que representa para a terceira idade. Quem sabe, pode até ter como significado o aprender a contentar-se com bem pouquinho, em se tratando de carência afetiva ou material. A magia do bem-estar pode até passar por uma sublimação bem planejado, isto é, pela substituição de uma serie de carências por outras atividades que tragam bem estar e sensação de plenitude e de realização.

Faz-se logo a pergunta: Como encontrar esta magia do bem-estar? Na vida deparamo-nos com uma serie de limitações. Para nos adequarmos a estes limites necessitamos de disciplina. Será a disciplina com que vivemos e como nos alimentamos. Será esta que irá definir nossa saúde e consequentemente nossa bem-estar. Além disto, da nossa saúde física também irá depender nossa saúde psíquica.

Na verdade, há uma serie de fatores intimamente relacionados. Assim, para termos saúde precisamos adotar um comportamento preventivo em todos os aspectos relacionados à mesma. Precisamos praticar atividades físicas, afastar o mais possível os elementos desencadeadores do estresse, precisamos disciplinar nossa alimentação e planejar de forma saudável nossos círculo de relacionamentos. Enfim, os nossos hábitos e a nossa disciplina irão determinar nossa qualidade de vida. Somente assim poderemos saborear a magia do bem estar.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome