Uma boa alimentação matinal

Bom. O inverno está castigando e com este frio também aquela vontade de comer uma boa comida quente, massas, molhos, etc, etc, dependendo da vontade do freguês. Entretanto, aí que reside o perigo. Comemos demais. Engordamos demais. Aumentamos a pressão. Morremos mais cedo! Tudo isto já foi comentado nesta coluna.

Por falar em frio e em comer, precisamos lembrar que no inverno, pela manhã, geralmente costumamos sair correndo para a escola ou o trabalho, por acharmos que não temos tempo para tomar um bom café. Isto não é bom, porque com isto estaremos trabalhando durante a primeira metade da nossa jornada diária com o estômago vazio. Bem, se pensamos um pouco mais, veremos facilmente que aqui temos um desequilíbrio alimentar, pois, pela manhã não nos alimentamos. No almoço, o tempo é um pouco apertado, mas, acabamos comendo razoavelmente. Agora na janta: Haja comida, de preferência quente, afinal, depois de uma longa jornada de trabalho, qualquer cristo tem o direito de forrar o pandulho antes de … e de dormir.

Vejamos agora, para que serve o alimento? Dizem que comer é uma das coisas boas da vida. Concordo. Porém, devemos usar, sem abusar, pois o principal motivo de existir a alimentação, reside justamente na nutrição do nosso organismo. Apesar do corpo estar em repouso durante a noite, ele continua utilizando energia, mesmo que estejamos dormindo. Assim, quando acordamos pela manhã, nossas reservas de glicogênio, que vai dar origem à glicose que é o combustível das nossas células estará baixo. Neste momento, se não nos alimentarmos, estaremos nos prejudicando e com certeza teremos muito mais fome no almoço. Com isto estaremos comendo muito mais do que deveríamos.

Isto nos mostra a importância de uma alimentação mais gradativa, que deve começar pela manhã. Portanto, lá vai uma dica: Não saia de casa sem tomar o café da manhã. Do contrário, nas próximas refeições poderemos acabar comendo muito mais do que deveríamos e a dieta já era. Em nutrição, há uma escala de alimentos que deve ser seguida. Assim, no café da manhã poderíamos comer: um pãozinho, um derivado do leite, café com leite ou achocolatado e uma fruta. Se preferir, substitua tudo isso por uma batida de leite com fruta, sem açúcar. Não é o ideal, mas é melhor do que ficar em jejum.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome