Combate a outra pandemia: a desinformação

Uma outra pandemia vem colocando em perigo a sociedade: a disseminação de desinformação. Para combater a circulação de notícias e informações fraudulentas, especialmente nociva à democracia brasileira diante das eleições municipais, agendadas para 15 de novembro, instituições das esferas estaduais e federal no Rio Grande do Sul firmaram um pacto contra as fake news.

Foi assinado protocolo de intenções para possibilitar o enfrentamento à disseminação de notícias fraudulentas e desinformação durante o pleito, por meio da adoção de medidas concretas para identificação e responsabilização dos produtores, financiadores e distribuidores de conteúdos que possam prejudicar a livre disputa eleitoral e qualquer de seus participantes.

O acordo prevê que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) vai monitorar a circulação de notícias falsas relacionadas às eleições e comunicar as autoridades para investigação e responsabilização penal dos autores e distribuidores de fake news conforme os crimes em que os atos se enquadrarem.

Participam desta força-tarefa: TRE-RS, Ministério Público Eleitoral, Agência Brasileira de Inteligência no RS (ABIN-RS), Polícia Federal, Polícia Civil, Secretaria da Segurança Pública (SSP). (Fonte: Governo do Estado)


208

é o número de registros de candidaturas para
vereador em Venâncio Aires, segundo a Justiça Eleitoral.


Giovane no ‘Seu Voto, Sua Voz’

Agende-se para ouvir e assistir o programa ‘Seu Voto, Sua Voz’ desta quarta-feira, 30 de setembro. O entrevistado desta semana é o candidato a prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert. O candidato do PSB vai falar da sua trajetória política, da campanha eleitoral e das principais metas do seu projeto de reeleição. A entrevista será transmitida ao vivo pela 105,1 FM e também pelo Facebook da Folha, da Terra e da Sultel Internet e Telecomunicação, das 19h às 21h. A ordem foi definida em sorteio. No dia 7 de outubro será a vez do candidato Jarbas da Rosa (PDT) participar do programa.

Plano de governo

Está disponível, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plano de governo do candidato a prefeito Giovane Wickert (PSB) e do vice Celso Krämer (PTB). A coligação ‘Unidos por Todos’, formada pelo PSB, PTB, PSDB, PP, DEM e PL, apresentou um plano de 25 páginas.
Na última semana publiquei, neste mesmo espaço, sobre o plano da coligação de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), que também está disponível no site do TSE.

Live da Unimed sobre o retorno das aulas presenciais

Com o intuito de auxiliar pais e educadores, a Unimed Vale do Rio Pardo e Taquari promove, hoje à noite, uma live para debater as dúvidas sobre o retorno das aulas presenciais. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 19h, o debate vai contar com a participação de quatro profissionais, entre eles, três de Venâncio Aires, que conduzirão um bate-papo sobre o assunto. A iniciativa faz parte do programa Viver Bem na Escola.

Participam da live a infectologista Sandra Knudsen, o psicólogo Luís Fernando da Veiga, a nutricionista Nádia Jacobsen e o educador físico Geovani Petter.

Visita

Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert recebeu nesta segunda-feira, 28, no gabinete, a visita do ex-presidente 5ª Fenachim e coordenador da Comissão Social da 11ª Fenachim, Alécio Alves de Moraes. Alécio, que é ex-diretor do Colégio Oliveira Castilhos, também iniciou a prática de judô no município.

Mês chuvoso

O mês de setembro vem sendo um dos mais chuvosos deste ano. Segundo informado pelo Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, a precipitação acumulada no mês de setembro é de 174,82 milímetros. E vem mais chuva aí. A previsão indica mais chuva no decorrer de toda a semana.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome