Dengue: 152 casos e Estado de Emergência

O número de casos de dengue em Venâncio Aires chegou a 152, ontem. Ao todo, 69% dos 221 pacientes que realizaram o teste para a doença tiveram o diagnóstico confirmado. Além disso, seis seguem em análise.

Desde a metade de abril, Venâncio registra um surto da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No dia 22 de maio, uma mulher de 57 anos morreu vítima da doença.

Na semana passada, o Município decretou Estado de Emergência na Saúde Pública Municipal, decorrente de infestação do mosquito Aedes aegypti. O documento possibilita a contratação de pessoal e aquisição de equipamentos para atuar no combate e na prevenção da dengue. Entre as contratações está a de dez agentes de endemias. Atualmente, são apenas quatro para todo o município.

Em tempo: entre os sintomas de dengue estão febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular ou nas articulações, fraqueza ou exantema (erupção cutânea). Quem apresentar os sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para realizar uma consulta médica e o teste para a doença.

Testes

Venâncio Aires já recebeu do governo gaúcho 2.140 testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19. A última remessa, com 920 testes, começou a ser enviada na sexta-feira, 29.

A primeira remessa contou com 80 unidades, na segunda foram 520 testes e na terceira foram encaminhadas 620 unidades. Os dados estão no site do Governo do Estado.

Impressão da Folha

Nesta segunda-feira, 1º, a Folha do Mate voltou a ser impressa na gráfica da Gazeta do Sul, em Santa Cruz do Sul, onde o jornal de Venâncio Aires foi impresso por mais de três décadas.

A parceria regional foi restabelecida, depois de um ano de impressões em Porto Alegre, na Gráfica UMA, do grupo RBS. “Retomando a parceria de três décadas com a Gazeta, a Folha também volta a ter possibilidade de levar ao leitor os fatos da noite, quando temos eventos importantes na Capital do Chimarrão”, observa o diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sergio Klafke.

Campanha do Agasalho

Foto: Leandro Osório/ AI Prefeitura de Venâncio Aires

A quarta edição da Campanha do Agasalho de Venâncio Aires segue até o fim do mês de julho. No sábado, 30 de maio, ocorreu o ‘Dia D’ para a comunidade entregar as doações. A ação foi realizada junto ao antigo prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, na rua Osvaldo Aranha, 528, esquina com a rua Reynaldo Schmaedecke. Em formato drive-thru, as pessoas não precisaram sair do carro no momento da entrega dos agasalhos, pois uma equipe (foto) do Gabinete da Primeira-Dama recebeu as doações.

Centenas de peças de roupas, calçados, alguns cobertores e peças infantis já foram arrecadados. No entanto, nesta edição, segundo a Prefeitura, não será possível divulgar o número exato de peças, pois as doações ocorrerão no mesmo período de arrecadação. As entregas, para quem necessita, estão sendo feitas no mesmo local.

Quem ainda não fez a doação e quer colaborar pode entregar as peças de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min, no mesmo endereço. Separe suas peças e torne o inverno de quem precisa mais quentinho.


“A Campanha do Agasalho não está ficando para trás dos outros anos, pelo contrário, está no patamar das outras edições, um sucesso.”
Núbia Fengler – Chefe do Gabinete da Primeira-Dama.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome