Gari do ano

Tramita na Câmara de Venâncio Aires o Projeto de Lei número 034/2019, de autoria do vereador Zé da Rosa (PSD), que propõe a criação do ‘Prêmio Destaque Júlio Cezar da Costa’, a ser concedido ao ‘Gari do Ano’. De acordo com a proposição, a distinção será entregue em sessão solene realizada na Semana do Meio do Ambiente. O parlamentar solicita também que ele seja o primeiro a indicar um homenageado. Júlio Cezar da Costa era gari e morreu aos 35 anos, no dia 24 de setembro de 2016, atropelado pelo caminhão no qual trabalhava. Ele e o irmão Ederson Santos, que trabalhavam juntos, foram protagonistas de reportagem da Folha do Mate, em abril de 2016, quando acompanhei a rotina dos garis para contar a história no jornal.

SAÚDE SATISFATÓRIA
Não me recordo se, desde que passei a escrever neste espaço, fiz comentários sobre o sistema de saúde de Venâncio Aires. Como natural de Cachoeira do Sul, é inevitável fazer comparações e, embora a rede pública da Capital Nacional do Arroz não seja de todo ruim, posso garantir que não é tão boa quanto a da Capital Nacional do Chimarrão. Me refiro ao trato das pessoas, pois aqui, sinceramente, parece que os profissionais da saúde são mais preocupados com os pacientes, se é que me entendem. Não estou generalizando, nem para um lado nem para o outro, nem para uma cidade nem para outra, mas a verdade é que já tive, aqui, várias provas de que a coisa funciona, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lógico que os problemas existem, que às vezes algumas pessoas não são tão bem atendidas, mas no geral, o atendimento na área de saúde de Venâncio é muito satisfatório. Vou dar o exemplo de ontem, quando acompanhei um colega até a UPA: uma criança, que tinha sido classificada como ‘menor urgência’, notadamente piorou enquanto esperava para chegar ao médico. A atendente, que faz as fichas na chegada, viu e, proativamente, acionou as enfermeiras, que fizeram a reclassificação e a criança passou na frente. A UPA estava lotada, mas ninguém reclamou, pois todos concordaram que aquilo era mesmo necessário. Aproveitando a oportunidade, não é conversa fiada o elevado percentual de resolutividade da UPA. Lá, só fica quem realmente precisa. Se não é necessário, após medicação, pega a receita com o médico para seguir o tratamento e vai para casa.

NBA SUPER QUENTE
Golden State Warriors e Toronto Raptors voltam a medir forças na noite de hoje, na Califórnia. O duelo está marcado para as 22h, na Oracle Arena, casa do Golden State. A série final da NBA está 3 a 2 para o Toronto, que tem a chance de conquistar o título. Se os Warrios vencerem, teremos jogo 7 no domingo, às 21h, no Canadá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques