Visita ao Museu, uma ‘aula’ de história

-

Pela primeira vez, Brenda Marques, 10 anos, visitou o Museu de Venâncio Aires. A aluna do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, disse estar encantada com o lugar. “A professora nos trouxe hoje e eu vou querer vim mais vezes”, disse ela durante a tarde de ontem, durante a visita que integra a 1º Semana Municipal de Valorização ao Patrimônio Cultural. A menina ficou entusiasmada com as exposições, principalmente com os discos de rock. “Aqui é muito legal, minha mãe vai adorar saber como é e vai querer vim também”, diz.

Entre tantas peças e acervos de diversos assuntos, as peças sobre rock também foram as preferidas de Nycolas Kauã Santos, 9 anos. Ele gostou do passeio diferente que a escola fez. “Eu adorei aqui e quero trazer a minha irmã para conhecer”, comenta.

LEIA MAIS: Uma semana para valorizar o patrimônio cultural

Para a professora Gabriela Vedoy Flores, o Museu possui muitas informações sobre a cidade, conteúdo que é trabalhado em sala da aula. “O 4º ano estuda a história de Venâncio Aires e muitas coisas que eles viram na aula está aqui”, fala. Ela ainda lembra da importância de saber como tudo evoluiu. “É bom aprender sobre o passado para entender o presente.”

Entre as turmas que visitaram o Museu está o 4° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

O MUSEU

O Museu de Venâncio Aires sedia a 1º Semana Municipal de Valorização ao Patrimônio Cultural, que iniciou na segunda-feira, 12, e segue até sábado. A programação conta com visitas guiadas, palestras e apresentações culturais no local, além de mateada na praça Evangélica, no sábado, 17.

(Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Conforme tesoureiro do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) e idealizador do Museu, Flávio Seibt, o objetivo desta iniciativa é mostrar para a comunidade que as coisas ao nosso redor são importantes e possuem algum valor. Até ontem, uma média de 190 pessoas já haviam passado pelo Museu desde o início da programação na segunda-feira, 12.


“Foi o povo venâncio-airense que criou o museu.”

FLÁVIO SEIBT – Idealizador do Museu e atual tesoureiro do Nucva


A programação conta com muitas visitas de escolas, principalmente de ensino fundamental. “As crianças são nosso foco, pois elas vão para casa e contam tudo que viram aos pais, isso acaba instigando a vontade deles de virem mais vezes e trazer a família também”, observa Flávio.

LEIA MAIS: Museu quer promover exposições itinerantes e permanentes em escolas de Venâncio

O local foi declarado em 2012 como patrimônio histórico estadual. Segundo Seibt, todo o processo de crescimento e valorização é devido ao esforço da comunidade. “Há quase 25 anos, quando decidimos criar este lugar, não imaginávamos a dimensão que seria. Toda a comunidade ajudou muito.”

AÇÃO ENTRE AMIGOS

Para ampliar o espaço do acervo, estimado em 80 mil peças, está em andamento uma Ação Entre Amigos. A intenção é reunir fundos para adquirir uma área. O prêmio principal será uma caminhonete histórica, uma D20 ano 1991, que pertence a Flávio Seibt. A meta é vender mil números até o dia 26 de outubro, quando o Museu completa 25 anos. Atualmente resta comercializar cerca de 300 números. Cada cartela da Ação Entre Amigos é vendido ao valor de R$ 100.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido