O cozinhando com a Folha além de trazer receitas deliciosas também está atento aos cuidados com a saúde. Diante das campanhas no combate ao mosquito Aedes eagyti, causador da dengue, e outros insetos que tiram o sossego, especialmente, nos acampamentos, casas de veraneios e balneários, buscou-se saber um pouco mais sobre a planta Citronela que pode ajudar a afastar estes ‘visitantes indesejados’, causadores de doenças que têm colocado à população em alerta.Quem entende do assunto e colaborou com receitas e dicas à base da planta e outros produtos, que podem ajudar à prevenção, é o Engenheiro Agrônomo Clovis Antonio Schwertner, 65 anos, graduado desde 1974, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Ele que tem um livro de receitas publicado, a partir de suas pesquisas, fala com propriedade sobre a importância de eliminar a larva do mosquito e dá dicas importantes para cuidados com produtos com essência naturais.Para isso, o profissional destaca duas receitas que podem ser colocadas nos ambientes, também em bromélias, que acumulam água, e outra para ser usada como repelente. Apenas, aconselha que para os ‘bebês’ é importante consultar o pediatra da criança, antes de aplicar. Aos adultos, pede destaca os cuidados com a região dos olhos, sem contraindicações.
Schwertner, que é pós-graduado em Ecologia Humana, e com mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, faz parte de um grupo de 51 pesquisadores. Ele destaca o saneamento básico como uma das preocupações. Por conta disto, salienta “estamos perdendo a luta”. Mas acredita que o combate à larva é um dos trunfos que se tem à mão. “As larvas precisam ser eliminadas, precisa-se quebrar o ciclo”, argumenta. O profissional acrescenta, ainda, que já há estudos comprovando a eficácia destas receitas. Bem como a proteção com o repelente, sem produtos químicos. A planta Citronela se parece com o chá capim cidreira, porém suas folhas são mais largas e têm um perfume característico, e não tem nenhuma comprovação para ser ingerida como chá, apenas como repelente contra qualquer tipo de insetos.Na próxima edição vamos falar um pouco mais, a respeito da ‘Citronela’, ambiente para cultivo e suas propriedades. Uma semana repleta de energias positivas para recebermos o março, com saúde e paz. Até sábado, queira Deus!
Receita 1 – para ambientes60 cravos da índia1/5 xícara de água- Bater no liquidificador* Apicar 3 colheres de sopa nos vasos com planta, especialmente nas bromélias. Repetir a aplicação entre 10 e 15 dias. A larva morrerá em 24 horas – Borrifar nos ambientes
Receita 2 – para ambientes- 7 partes de calcário (encontrado em lojas de materiais de construção)- 3 partes de cloro orgânico (encontrado em lojas de materiais para piscina)*Misturar bem e colocar 180 gramas por metro quadrado, em qualquer ambienteReceita 3 – Repelente de Citronela- 1 litro de álcool (70 graus)- 40 cravos da índia- 40 ml de óleo de Citronela*Em um recipiente escuro deixar por três dias, mexendo três vezes ao dia. Aplicar na pele – Também poderá ser borrifado nos ambientes.