Perfil Socioeconômico 2009

Clique aqui para acessar a versão digitalizada da revista.

A ideia de elaborar o Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires surgiu da carência de uma publicação com material qualificado e atualizado para mostrar o potencial da Capital Nacional do Chimarrão além de suas fronteiras.

A revista apresenta o município em números como fonte de informação, oferecendo subsídios para o planejamento de novos investimentos e para atração de novos investidores. A Empresa Jornalística Folha do Mate elaborou o projeto e encontrou apoio na Administração Municipal e o patrocínio da CTA Continental, a maior empresa geradora de Valor Adicionado em 2008 no município.

A publicação é dividida em cinco blocos distintos. O primeiro traz informações gerais sobre Venâncio Aires, como histórico do município, dados geográficos, população e representação política. O segundo destaca a infraestrutura, com detalhes sobre a distribuição de energia elétrica e de água, comunicações, coleta de lixo e frota de veículos. O terceiro bloco é dedicado aos indicadores sociais, trazendo dados das áreas de educação e saúde, além do o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico. Já o quarto bloco mostra a força econômica de Venâncio Aires, destacando o ranking das cem maiores empresas no ano de 2008 pela geração de Valor Adicionado, por faturamento e de ISSQN.

Ainda traz dados da balança comercial brasileira, mostrando que Venâncio é o sexto município que mais exporta no Rio Grande do Sul e o 40º no Brasil. Os setores que se sobressaem na economia venâncio-airense também são ressaltados, como a produção de tabaco, cultura em que o município é líder no País, e o ramo metal-mecânico, em constante expansão. Além disso, a diversificação da produção primária é salientada, com destaque para a erva-mate, símbolo do município. O último bloco é dedicado ao turismo, mostrando os pontos turísticos e os projetos desenvolvidos nessa área.