Prime RIB

O Prime RIB é a costela de primeira, como a tradução do seu nome em inglês já diz, o corte é extraído da caixa torácica superior da costela do boi. Trata-se de uma carne muito macia e de alta qualidade. O nome “Prime RIB” foi intencionalmente escolhido para mostrar que é a melhor e mais nobre parte da costela. Na Itália, o corte é conhecido como Costata; na Espanha, Chuletón e aqui no Brasil também é chamado de filé de costela.

O Prime RIB possui uma gordura entremeada que acentua seu sabor. A peça é sempre servida com o osso, que além de atenuar o sabor, favorece o perfeito cozimento. O corte da carne é feito na transversal das vertebras como o utilizado na costelinha e na bisteca.

Para aproveitar o melhor do Prime RIB, a carne precisa ser assada em grelha. Deve-se começar a assá-la pelo lado do osso.

unnamed

O sabor e a maciez do Prime Rib é alguma coisa de inexplicável, principalmente se você usa uma carne proveniente de um animal Angus. Nesta carne não existe a opção bem passada. Obrigatoriamente ela deve ser servida mal passada. Só assim você poderá sentir suas virtudes.

O preparo como falei é na grelha, ai favorece as melhores características do prime rib, no primeiro andar. Comece assando a parte do osso, e só vire quando sentir que a carne conta com aderência.

Ou seja, se você puxa a carne e ela parece “colada” na churrasqueira, não está no ponto para virar. Mas, se solta com facilidade, é porque está no ponto. Não esqueça de dourar a gordura, passando as laterais no fogo.

Deixar a carne um pouco em pé na churrasqueira é fundamental para garantir que todos os lados fiquem assados no mesmo grau, sem uma parte ser “crua” e outra “passada demais”.

Para temperar o Prime Rib, você pode usar apenas sal grosso e pimenta na churrasqueira ou incrementar como nos assados ou grelhados, onde os temperos mais usados são ervas e alho e/ou manteiga. As ervas usadas geralmente são alecrim, tomilho e sálvia.

Se precisar acertar o ponto, mude para o segundo andar da churrasqueira. O calor que chega aquece e cozinha a carne por dentro.

Quando cortamos o prime rib logo após retirar do fogo, muitas vezes, tiramos a suculência da carne. Você precisa entender que o seu pedaço de carne já não tem mais sangue. O que existe é água pura.

Por melhor que seja cortar a carne e ter aquele “suco” para molhar o pão, eu tenho certeza que você prefere essa água dentro da carne. É o que garante a suculência do seu churrasco prime rib.

temperado-com-dry-rub

Portanto, espere alguns minutos para que o líquido fique espalhado pela carne, para garantir que todos os pedaços fiquem bem suculentos. Não mais que 3 a 5 minutos.

Eu espero que você faça sucesso com o churrasco prime rib nas suas reuniões.

Risoto de Alho-poró

Ingredientes

  • 3 xícaras de arroz arbório (tipo italiano)
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 2 alho-porós (parte branca) picada
  • 1/2 cebola grande
  • 1 taça grande de vinho branco
  • 1 colher grande de manteiga
  • 150g de queijo parmesão ralado (grosso)
  • pimenta-do-reino a gosto
  • sal para complemento a gosto
  • 1 colher de chá azeite

Modo de Preparo

  • Prepare um caldo de frango previamente ou use caldo em cubos, colocando 1/4 do alho poró para ferver previamente e separe o restante do alho-poro. Mantenha o caldo quente.
  • Em outra panela refogue o alho-poró restante com a cebola em azeite até soltar o aroma peculiar.
  • Coloque o arroz arbóreo aos poucos para ir fritando. Coloque o vinho e até evaporar mexendo sempre. Quando evaporar coloque o caldo de frango que agora deve estar fervendo, uma concha de cada vez até evaporar para ir incorporando o sabor.
  • Faça isso até que o arroz fique “al dente”.
  • Quanto estiver no ponto acrescente uma colher de manteiga e 100 gramas do queijo parmesão.
  • Se gostar, coloque um pouco de pimenta. Sirva decorando com o restante do queijo ralado e folhas de manjericão.

Vamos harmonizar com uma cerveja weiss, o trigo casa perfeito com esse risoto e com a suculência do prime.

Não esqueça de tirar foto do churrasco, postar e marcar a Folha do Mate para concorrer a prêmios.

Essa coluna tem como apoiadores: Venax Eletrodomésticos, Cervejaria Heilige e Bertram Carnes e Salsichões.

LEIA MAIS:

Como preparar assado de tira

Como preparar o bife ancho

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome