Depois de ter terminado maio com 149 novos casos de coronavírus – uma média de 4,8 casos por dia -, Venâncio Aires registrou 19 confirmações da Covid-19 nos primeiros cinco dias de junho. O número é equivalente a 3,8 casos diários.
Conforme o último boletim divulgado pelo Município, na tarde de sexta-feira, 5, já são 205 casos confirmados. Deste total, 189 estão recuperados. Dois pacientes com a doença estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e sete em recuperação domiciliar.
Apesar de o percentual de curados chegar a 92% e da redução no número de internações hospitalares, para o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, ainda não é possível afirmar que a curva de contaminação da Covid-19 tenha começado a descer, em Venâncio. “Não dá para dizer, por enquanto, que chegamos no pico ou esteja num declínio da curva. Isso só o tempo vai dizer”, enfatiza.
Testes rápidos
Ele observa, inclusive, que o pico de confirmações, no mês passado, está relacionado à realização de testes pela equipe de saúde do Município. “Sempre que havia um caso confirmado se fazia uma busca ativa para encontrar outros casos relacionados. Já esperávamos esse aumento significativo de casos.”
Há cerca de duas semanas, o Município parou de divulgar o número de pessoas testadas para a doença e passou a informar apenas os casos confirmados. Em 24 de maio, eram 584 testes realizados. O número contabiliza resultados de testes rápidos, exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) e em laboratórios particulares.
De acordo com o secretário de Saúde, até o momento, o Município comprou 150 testes, recebeu dois mil do Estado e aguarda a chegada de outros 1,5 mil testes comprados via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
LEIA MAIS: Dor de garganta, de cabeça e no corpo estão entre os sintomas comuns da Covid