Prefeito Giovane Wickert quer estabelecer, de forma oficial, um cronograma de obras para reforma do Calçadão junto com o Ministério Público. A partir do encontro na Promotoria, na quinta-feira, 31, às 14h, serão discutidos os pontos que precisarão ser observados para efetivação da revitalização do Largo do Chimarrão, entre as ruas Jacob Becker e General Osório.
O promotor de Justiça, Pedro Rui da Fontoura Porto, destaca que, além de equipe técnica da Prefeitura, a expectativa é de que empresários participem do encontro. Vereadores também podem acompanhar a reunião, a exemplo de Diana de Azeredo (PSB), que já manifestou interesse.
O objetivo é avançar no projeto de melhorias da área central após 21 tipuanas – que estavam localizadas no lado esquerdo de quem desce a rua Osvaldo Aranha, entre as ruas Jacob Becker e General Osório – terem sido cortadas no dia 20 deste mês. Naquela oportunidade, com alvarás individuais obtidos junto à Secretaria de Meio Ambiente, 11 proprietários de imóveis deste trecho contrataram uma empresa para retirada das árvores.
EM 2020
Porém, mesmo que o cronograma das obras fique oficializado ainda nesta semana, o projeto de revitalização do Largo do Chimarrão deve ser retomado, apenas, no próximo ano. A intenção é manter o projeto original de reformas, mas ajustes podem ser incorporados. Além disso, a Prefeitura quer manter a parceria público-privada com o empresariado local para bancar parte dos investimentos.
A intenção é alinhar o projeto para garantir agilidade assim que as reformas iniciarem. Vários são os estabelecimentos, antes instalados no Calçadão, que se mudaram para outras áreas da cidade. As reformas buscam evitar que outras empresas também transfiram seus estabelecimentos.
NATAL
Para as festividades natalinas, o Calçadão e a Praça da Matriz, mesmo em reformas, receberão decoração especial. A expectativa é de que em novembro as obras da praça sejam retomadas e que os banheiros fiquem prontos ainda neste ano. O restante da área em reforma será isolada com tapumes.
PROJETO ORIGINAL
- O projeto original, apresentado em junho, prevê um novo calçamento para a Osvaldo Aranha e uma área de passeio público de 3,3 metros aproximadamente. A calçada seria dividida em dois pisos de cores diferentes. Uma delas pode ser descrita como a faixa livre. Na outra, de serviço, com metragem de 1,6 metro, a intenção é instalar bancos, lixeiras, iluminação, floreiras e a vegetação de médio porte.
- O projeto prevê a instalação de 26 luminárias na extensão das duas quadras da Osvaldo Aranha, onde está concentrado o Largo do Chimarrão. Cada uma com cerca de três metros. Estão também contempladas três faixas de pedestres e a colocação de gradis de 1,2 metro na extensão das quadras.
- Está inclusa também a colocação de 12 bancos – semelhantes aos da Praça Evangélica -, 28 floreiras, dez novas vagas de estacionamento, bicicletário e um pergolado. A proposta prevê que no local das tipuanas seja plantada uma vegetação de médio porte.
LEIA MAIS:
Revitalização dará nova ‘cara’ ao calçadão de Venâncio
Grupo se opõe a projeto de revitalização do calçadão
Retirada das Tipuanas está suspensa temporariamente
Grupo solicita audiência pública para debater reforma do Calçadão
MP recomenda suspensão por mais 45 dias das reformas no Calçadão
Prefeito diz que não fará mais audiências sobre o Calçadão
Projeto para revitalizar o Calçadão está parado
Grupo contrário à revitalização do Calçadão insiste na realização de audiência pública
“O nó está no Ministério Público”, afirma prefeito sobre o Calçadão
Tipuanas são cortadas e cresce a pressão por um Calçadão renovado